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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34335

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Título: Entre palavras, quadros e números: uma análise ontossemiótica da construção do conceito de razões trigonométricas com a utilização de histórias em quadrinhos
Autor(es): VASCONCELOS, Danilo Monteiro de
Palavras-chave: História em quadrinhos na educação (Gravatá-PE); Razão e proporção; Didática (Ensino médio); Matemática (Ensino médio); Aprendizagem; Semiótica
Data do documento: 8-Mai-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo principal investigar as implicações do desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem na perspectiva de uma abordagem ontossemiótica do conceito de razões trigonométricas, tendo uma história em quadrinhos (HQ) como recurso didático norteador. Para tanto, realizamos uma intervenção em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Gravatá-PE, tendo como base teóricometodológica o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática – EOS. Em um primeiro momento, aplicamos um questionário diagnóstico para compreensão inicial dos conhecimentos dos estudantes sobre o conceito. Em um segundo momento, foi realizada a implementação da sequência para análise dos conflitos semióticos emergentes e validação da idoneidade didática, por meio das ferramentas teóricas subjacentes ao EOS. Dentre os resultados, identificamos que os conhecimentos iniciais dos estudantes sobre as razões trigonométricas e noções associadas evidenciam lacunas conceituais concernentes aos significados institucionais pretendidos, tais como proporcionalidade, ângulos em figuras semelhantes, razão de semelhança e identificação do triângulo retângulo em diversas representações. A análise da idoneidade didática mostrou que a sequência na abordagem com a história em quadrinhos e história da matemática proporcionou o trabalho com situações-problema, possibilitando o desenvolvimento progressivo da aprendizagem com os estudantes, sendo possível compreender as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Consideramos a idoneidade didática como alta e apontamos para o trabalho com situações-problema e histórias em quadrinhos como uma alternativa viável no ensino e aprendizagem da matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34335
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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