Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523

Compartilhe esta página

Título: DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
Autor(es): GARCIA, Ana Cristina Crispiniano
Palavras-chave: Gestão do Design; Gestão Organizacional; Método de Avaliação; Modelo de Maturidade
Data do documento: 30-Mai-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta tese tem como objetivo construir um modelo de maturidade, sob cinco grandes áreas do conhecimento: criatividade, inovação, foco no usuário, vantagem competitiva e gestão organizacional, para avaliar o uso do design em empresas. Para tanto, verificamos que esses assuntos, quando bem utilizados, têm o poder de influenciar as empresas a se tornarem mais produtivas e competitivas em seus mercados de atuação. O nosso modelo de maturidade de uso do design (DUMM – Design Usage Maturity Model) é composto por quatro elementos, a saber: quatro níveis de maturidade, cinco grandes áreas de conhecimento (que chamamos de fatores), o relacionamento entre níveis de maturidade e fatores, e um questionário de avaliação do uso do design. Para construir o DUMM utilizamos como base: (i) outros modelos de maturidade tanto da área de design quanto de outras áreas do conhecimento; (ii) assuntos encontrados na literatura ligados à área de design que pudessem vir a serem influenciados positivamente pelo uso do design; e, (iii) estudo feito com base em 16 grandes empresas consideradas altamente centradas no design (segundo uma pesquisa feita pelo Design Management Institute (DMI)), no qual procuramos identificar se os assuntos encontrados na literatura estavam presentes nestas empresas e como as influenciavam. Um dos diferenciais do nosso modelo é que o nosso questionário de avaliação pode ser aplicado pelo próprio gestor da empresa sem necessidade de intervenção externa. É um modelo relativamente simples e rápido de ser aplicado, pois possui um questionário de 30 questões do tipo múltipla escolha abordando as cinco grandes áreas do conhecimento. Vale ressaltar que, o nosso modelo se limita a fornecer um diagnóstico da situação da empresa, indicando como ela se encontra no uso do design no momento da aplicação do questionário. Outro ponto que merece ser evidenciado, é que além de construirmos o modelo de maturidade, também, o aplicamos em mais de 20 médias e grandes corporações. Enviamos por e-mail o nosso questionário para 38 empresas nacionais e estaduais, e obtivemos 22 respostas. Por fim, neste estudo procuramos mostrar às empresas a importância de se inserir o design tanto na resolução de problemas diversos quanto desde o início do processo de produção. Além de que, buscamos mostrar aos próprios designers o poder e a influência que eles próprios possuem dentro das instituições.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf7,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons