Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34589
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA JUNIOR, José Afonso da | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Bruno Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T19:42:00Z | - |
dc.date.available | 2019-10-14T19:42:00Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34589 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende abordar sobre trabalhos artísticos que têm reciclado fotografias, documentos e diversos outros utensílios vernaculares, deslocando-os do ambiente doméstico à esfera pública com o objetivo de ressignificar o presente a partir da revisitação do passado. Essas expressões artísticas estão inseridas no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial abordando as histórias de familiares de gerações subsequentes que tiverem seus parentes envolvidos em conflitos bélicos, construindo outras memórias, muitas das vezes conflitantes com as memórias oficiais. A obra de arte fotográfica My brother´s war (2010), da artista-fotógrafa americana, Jessica Hines, posiciona o debate sobre a elaboração de narrativas visuais de um conflito não presenciado, a partir dos limites entre fotografias de guerra e das fotografias vernaculares, no território da arte contemporânea. Daí, esta análise interpretativa e qualitativa desenrola-se para responder como a narrativa visual permite a construção de uma memória com base no tensionamento entre os gêneros álbum de família e fotolivro. Para nossos fins, abordaremos a montagem e a imaginação, sob a ótica de Georges Didi-Huberman (2013, 2016), enquanto conceitos operativos para o desenvolvimento do livro da obra em estudo. O corpus da pesquisa é constituído por 114 fotografias e oito textos narrativos-descritivos que serão discutidos com apoio da revisão bibliográfica e da entrevista realizada com a fotógrafa. Do levantamento teórico, passando pela interpretação estrutural da obra e pelas falas da entrevistada, foi possível considerar que a arte pode revelar linguagens impuras/heterogêneas que estão presentes desde a construção das cenas fotográficas à tensão entre os gêneros de apresentação do material. Esse trabalho abre-se margens para novas investigações, em um aprofundamento de questões referentes à relação entre tempo e memória aplicadas em outras obras fotográficas de temáticas semelhantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Montagem | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Narrativa visual | pt_BR |
dc.title | A memória nas montagens das fotografias de família : uma análise da narrativa visual em My brother’s war, de Jessica Hines | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3175693900364057 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2687254184338962 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research intends to approach about artistic works that have recycled photographs, documents and several other vernacular utensils, moving them from the domestic environment to the public sphere in order to re-signify the present from the revisiting of the past. These artistic expressions are embedded in the context of post- World War II by addressing the histories of relatives of subsequent generations who have their relatives involved in warlike conflicts, building other memories, often conflicting with official memories. Jessica Hines's photographic work, My Brother's War (2010), positions the debate on the elaboration of visual narratives of an unseen conflict, from the boundaries between war photographs and vernacular photographs, in the territory of contemporary art. Hence, this interpretive and qualitative analysis unfolds to answer how the visual narrative allows the construction of a memory based on the tension between the genres family album and booklet. For our purposes, we will approach the assembly and the imagination, under the view of Georges Didi- Huberman (2013, 2016), as operative concepts for the development of the book of the work under study. The research corpus consists of 114 photographs and eight narrative-descriptive texts that will be discussed with the support of the bibliographical review and the interview with the photographer. From the theoretical survey, through the structural interpretation of the work and the interviewees' speeches, it was possible to consider that art can reveal impure / heterogeneous languages that are present from the construction of the photographic scenes to the tension between the genres of presentation of the material. This work opens up margins for new investigations, in a deepening of questions related to the relation between time and memory applied in other photographic works of similar themes. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Bruno Cavalcante Pereira.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons