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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34620

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Título: Multiletramentos e argumentação em um ambiente online: expandindo o ensino de inglês na universidade
Autor(es): LIMA, Najin Marcelino
Palavras-chave: Multiletramentos; Argumentação; Multimodalidade; Ensino de inglês; On-line
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta Tese parte de um projeto piloto implementado na turma de sexto período do curso de Letras Inglês (Lic.) 2015.1 na UFPE. O projeto tinha como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolverem conteúdos sobre multiletramentos e argumentação em língua inglesa, através de um componente on-line, que culminava na produção de um multimodal essay. Com base nesse material, lançamos a seguinte pergunta de pesquisa: Um componente on-line com base na Pedagogia dos Multiletramentos e da Argumentação pode contribuir para a expansão das práticas de letramentos e da argumentação em língua inglesa na universidade? Se sim, como? Se não, por quê? Nosso objetivo geral nesse trabalho foi o de analisar essa proposta pedagógica que aliava multiletramentos e argumentação. Especificamente, investigamos como a argumentação foi utilizada para expansão do conhecimento através da análise das tarefas propostas no componente, seguidas das respostas de duas alunas focais; e analisamos o desenvolvimento das estratégias argumentativas utilizadas por essas alunas na produção de um multimodal essay. Esta pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e apoia-se sobretudo em dois pilares teóricos: a Pedagogia dos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2000) e os estudos de Argumentação (LEITÃO, 2007, 2011a, 2011b; LEITÃO; DAMIANOVIC, 2011; LIBERALI, 2013). Os estudos de multiletramentos visam contribuir para a produção de novos designs, considerando elementos de multiculturalidade e multimodalidade. Os estudos de argumentação nos quais nos baseamos partem de uma argumentação colaborativa (LIBERALI, 2013), que focaliza o aprender a argumentar, bem como o argumentar para aprender. Em termos metodológicos, este é um estudo de cunho qualitativo e inserido no quadro da Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCOL (MAGALHÃES, 2012). As pesquisas desenvolvidas na PCCOL visam a produção de atividades coletivas que possam levar os participantes a refletirem sobre regras, conceitos e diferentes teorias disponíveis para práticas em contextos de educação. O corpus selecionado para análise é constituído das três unidades do componente on-line, cada uma delas com quatro tarefas, sendo a última a produção de um multimodal essay; e das respostas das duas alunas focais. Os resultados apontam que uma proposta pedagógica que une multiletramentos e argumentação pode contribuir para a expansão do ensino de inglês na universidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34620
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

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