Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34662

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.contributor.authorSANTOS, Ezequiel França dos-
dc.date.accessioned2019-10-15T18:08:28Z-
dc.date.available2019-10-15T18:08:28Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34662-
dc.description.abstractA necessidade de novas práticas pedagógicas é constante em razão das múltiplas transformações na sala de aula. Com a proposta de uma alternativa lúdica para o ensino fundamental II, a partir da produção de História em Quadrinhos (HQs) sobre a situação hídrica da comunidade de Vila Piedade-Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco-Brasil, teve-se como objetivo desenvolver uma estratégia didática para o processo de ensino aprendizagem de Ciências Ambientais. A partir das abordagens observadas pelos estudantes e demostradas em suas HQs, foi produzida uma HQs “A turma do Manuel Bandeira em: as nascentes hídricas”, por meio de uma plataforma virtual gratuita, promovendo não apenas a sensibilização ambiental para a conservação das nascentes, mas também contribuindo para criação de laços identitários referentes à comunidade. O trabalho foi pautado em uma pesquisa-ação dividida em quatro fases: Fase Exploratória, identificação dos atores e diagnóstico dos problemas; Fase de Pesquisa, coleta de dados, aquisição de conceitos científicos; Fase Ação, elaboração da ferramenta pedagógica; e Fase Avaliação, validação do produto com docentes e estudantes, numa abordagem qualitativa, que, através da análise sistêmica, buscou-se tanto identificar os diferentes componentes de um sistema ambiental como salientar as relações entre seus componentes, além das relações entre os elementos biofísicos e os elementos sociais de uma situação ambiental. Os assuntos relacionados à conservação das nascentes hídrica não se restringem apenas à sala de aula, mas ao conhecimento in loco dos mananciais, da mata ciliar, do leito do rio e das demais interações sociais que interagem neste sistema. Foi constatado que as HQs por agregarem, em maioria, baixo custo, linguagem facilmente interpretada por diversas faixas etárias e forte característica lúdica facilitou o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando mudança de postura em relação ao interesse dos estudantes pela leitura, melhorando a capacidade de interpretação deles e criando vínculos afetivos a partir da sensibilização sobre a situação das nascentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectMata Ciliarpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos como recurso didático para conservação das nascentes hídricaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Otacílio Antunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9278803389148200pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2411998717256147pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe necessity for new pedagogical practices is constant due to the multiple transformations in the classroom. With the proposal of a playful alternative for elementary education II, from the production of Comics in the water situation of the community of Vila Piedade-Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco-Brazil, the objective was to develop a strategy didactics for the learning process of Environmental Sciences. Based on the approaches observed by the students and highlighted in their comics, a comic book was produced "The Manuel Bandeira class in: the water springs", through a free virtual platform, promoting not only the environmental awareness for the conservation of the springs, but also contributing to the creation of community-related identities. The work was based on an action research divided into four phases: Exploratory Phase, identification of the actors and diagnosis of the problems; Research Phase, data collection, acquisition of scientific concepts; phase action, elaboration of the pedagogical tool; and phase evaluation, validation of the product with teachers and students, in a qualitative approach, which, through systemic analysis, sought to identify both the different components of an environmental system and to emphasize the relationships between its components, as well as the relationships between the biophysical elements and the social elements of an environmental situation. Matters related to the conservation of water sources are not restricted to the classroom, but to the in loco knowledge of the springs, the riparian forest, the river bed and other social interactions that interact in this system. It was verified that the comics, because they have a low cost, language easily interpreted by several age groups and a strong playfulness facilitated the teaching-learning process, providing a change of posture in relation to students' interest in reading, improving the ability of interpretation of them and creating affective bonds based on awareness of the state of the springs.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ezequiel França dos Santos.pdf4,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons