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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34662

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Title: História em quadrinhos como recurso didático para conservação das nascentes hídricas
Authors: SANTOS, Ezequiel França dos
Keywords: Práticas Pedagógicas; Mata Ciliar; Histórias em quadrinhos
Issue Date: 3-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A necessidade de novas práticas pedagógicas é constante em razão das múltiplas transformações na sala de aula. Com a proposta de uma alternativa lúdica para o ensino fundamental II, a partir da produção de História em Quadrinhos (HQs) sobre a situação hídrica da comunidade de Vila Piedade-Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco-Brasil, teve-se como objetivo desenvolver uma estratégia didática para o processo de ensino aprendizagem de Ciências Ambientais. A partir das abordagens observadas pelos estudantes e demostradas em suas HQs, foi produzida uma HQs “A turma do Manuel Bandeira em: as nascentes hídricas”, por meio de uma plataforma virtual gratuita, promovendo não apenas a sensibilização ambiental para a conservação das nascentes, mas também contribuindo para criação de laços identitários referentes à comunidade. O trabalho foi pautado em uma pesquisa-ação dividida em quatro fases: Fase Exploratória, identificação dos atores e diagnóstico dos problemas; Fase de Pesquisa, coleta de dados, aquisição de conceitos científicos; Fase Ação, elaboração da ferramenta pedagógica; e Fase Avaliação, validação do produto com docentes e estudantes, numa abordagem qualitativa, que, através da análise sistêmica, buscou-se tanto identificar os diferentes componentes de um sistema ambiental como salientar as relações entre seus componentes, além das relações entre os elementos biofísicos e os elementos sociais de uma situação ambiental. Os assuntos relacionados à conservação das nascentes hídrica não se restringem apenas à sala de aula, mas ao conhecimento in loco dos mananciais, da mata ciliar, do leito do rio e das demais interações sociais que interagem neste sistema. Foi constatado que as HQs por agregarem, em maioria, baixo custo, linguagem facilmente interpretada por diversas faixas etárias e forte característica lúdica facilitou o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando mudança de postura em relação ao interesse dos estudantes pela leitura, melhorando a capacidade de interpretação deles e criando vínculos afetivos a partir da sensibilização sobre a situação das nascentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34662
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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