Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34827

Compartilhe esta página

Título: Um Estudo Teórico e Prático sobre Acessibilidade da Informação para Surdos
Autor(es): Lima, Fernanda Rodrigues de
Palavras-chave: Acessibilidade; Surdo; Acesso à informação
Data do documento: 27-Fev-2014
Abstract: Este estudo fundamentou-se em torno de uma reflexão sobre acessibilidade para pessoas surdas, no que diz respeito ao acesso à informação desses usuários com foco no ambiente Web. A pesquisa exploratória foi fundamentada na literatura disponível de acessibilidade para surdos, nas leis constituintes no Brasil sobre o tema e também em normas para acessibilidade no ambiente Web, além de uma pesquisa participativa realizada com surdos da cidade do Recife. Na coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação direta, entrevista e questionário. Como resultado, constatou-se que surdos oralizados têm mais facilidade em entender conteúdos, apesar de que a forma como o texto é escrito, a falta de legendas em vídeos e áudios são ainda pontos que dificultam o entendimento da informação. Surdos sinalizados que se comunicam através do uso de LIBRAS possuem grande dificuldade de compreensão da língua portuguesa, precisando que, mesmo na Web, a informação seja transmitida usando essa linguagem, o que ainda não é reconhecido e utilizado pelo sites, mesmo governamentais, brasileiros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34827
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Rodrigues de Lima.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons