Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35164

Compartilhe esta página

Título: Identificação e levantamento do estado de conservação de nascentes a partir de índices ambientais utilizando dados espaciais de alta resolução do projeto Pernambuco Tridimensional (PE3D)
Autor(es): LEITE, Andreia Clarinda Carmo
Palavras-chave: Engenharia Civil; Recursos hídricos; Diagnóstico ambiental; Geoprocessamento
Data do documento: 28-Jan-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LEITE, Andreia Clarinda Carmo. Identificação e levantamento do estado de conservação de nascentes a partir de índices ambientais utilizando dados espaciais de alta resolução do projeto Pernambuco Tridimensional (PE3D). 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: As nascentes apresentam um importante papel na manutenção dos corpos hídricos e abastecimento de populações. O Objetivo deste trabalho foi identificar e fazer o levantamento do estado de conservação de nascentes a partir de suporte de dados espaciais de alta resolução do projeto Pernambuco Tridimensional. Para tanto foi realizado a delimitação da área: Agreste Central Pernambucano, restringindo a 8 municípios (Alagoinha, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Camocim São Felix, Pesqueira, Poção e São Bento do Una. Foram utilizados shapefile, MDT e Ortoimagens para extração de drenagem, possíveis pontos de nascentes e estudo de usos e ocupação do solo. Ademais foi aplicado in loco o Índice de Impacto Ambiental em Nascentes (IIAN) para avaliação do estado de conservação. Os resultados observados foram que das 40 nascentes avaliadas 57% exibiram atribuição péssima para o estado de conservação, apenas 8% teve atribuição ótima. Confrontando com dados de uso e ocupação do solo verificou-se que 90 % das nascentes avaliadas apresentaram baixos índices de vegetação no entorno, sobretudo para atender demandas de agricultura, pecuária e solo expostos para diversos fins, o que pode ter implicados nestes resultados. Uma vez que as matas ciliares são imprescindíveis na manutenção das nascentes.
Descrição: LEITE, Andreia Clarinda Carmo, também é conhecida em citações bibliográficas por: CLARINDA, Andreia Carmo Leite
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35164
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andreia Clarinda Carmo Leite.pdf7,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons