Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35172

Compartilhe esta página

Título: Qualidade de uso da informação no campo da Ciência da Informação : análise dos enfoques teóricos e das perspectivas metodológicas
Autor(es): SANTOS, Ismael Rodrigues dos
Palavras-chave: Qualidade de uso da informação; Qualidade da informação; Informação digital; Uso da informação
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Ismael Rodrigues dos. Qualidade de uso da informação no campo da Ciência da Informação : análise dos enfoques teóricos e das perspectivas metodológicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi investigar como a qualidade de uso da informação vem sendo abordada e trabalhada no contexto da Ciência da Informação (CI), em termos teóricos e metodológicos. É uma pesquisa quali-quantitativa e descritiva, utilizando como técnica de análise de dados a bibliometria e a análise dos artigos selecionados. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados SCOPUS, BRAPCI e PROQUEST, para obter a visão nacional e internacional dos estudos da temática na área de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2018. Nas duas primeiras bases mencionadas foram buscados artigos científicos publicados em eventos e periódicos na temática e na PROQUEST foram pesquisadas as teses e dissertações. A realização dessa pesquisa proporcionou a criação de um panorama dos estudos sobre Qualidade de uso da informação, temática que aborda qualidade da informação e do sistema por meio do qual ela é exibida, no contexto da Ciência da Informação. Observa-se que na Ciência da Informação os estudos de Qualidade de uso da informação não são tão comuns como na área da Computação, principalmente porque na CI são mais comuns pesquisas com foco apenas na Qualidade da Informação e/ou apenas na Qualidade do Sistema. E, algumas vezes, no contexto desta última, considerando apenas um tipo de abordagem tal como usabilidade, acessibilidade ou arquitetura da informação, havendo poucos estudos com as temáticas combinadas. Observou-se também que os trabalhos internacionais fazem uso intensivo do modelo de sucesso de sistemas de informação de DeLone e McLean e possuem, em sua maioria natureza prático ou teórico-prática com a realização especialmente de estudos de caso e aplicações de modelos. O que difere dos trabalhos nacionais que são, em sua maioria, de natureza teórica, em especial, são feitas revisões de literatura e em nenhum desses trabalhos o referido modelo de sucesso de sistema de informação é utilizado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35172
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ismael Rodrigues dos Santos.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons