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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35356

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Título: Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil
Autor(es): MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de
Palavras-chave: Internacionalização; Internacionalização de serviços; Redes hoteleiras
Data do documento: 29-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de. Internacionalização de redes hoteleiras: um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Com a globalização, os processos de internacionalização passaram a fazer parte da estrutura e do desenvolvimento estratégico das grandes empresas e na hotelaria não foi diferente. No final do século XX, as empresas do setor hoteleiro passaram a se expandir pelo mundo junto ao desenvolvimento do turismo e dos transportes, principalmente o aéreo, o que encurtou as distâncias e levou os turistas cada vez mais longe em busca de suas marcas mais conhecidas. Nesse contexto, a Wyndham Hotel Group se destacou e chegou, no ano de 2017, a ser a maior rede hoteleira do mundo em quantidade de hotéis. Sua maior e mais forte marca é a Ramada, que chegou ao Brasil em 2011. Esse trabalho tem como objetivo geral entender, por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa sobre os hotéis Ramada Airport Lagoa Santa (o primeiro do Brasil) e o Ramada Recife (o primeiro da região Nordeste), como aconteceu o processo de internacionalização da Rede Wyndham no Brasil. Para isso, o estudo teve como objetivo específico analisar o processo de entrada da bandeira Ramada no Brasil, o modo de entrada e a operação dos hotéis citados, bem como da bandeira no país e o grau de controle da Wyndham sobre eles. O método utilizado foi qualitativo por meio do uso de estudo de caso, onde se pôde concluir por meio dos resultados, que a rede Vert Hotéis detém a licença de operação e desenvolvimento da marca Ramada do Brasil, administrando a gestão e operação dos hotéis, que no caso do Ramada Lagoa Santa e do Ramada Recife, são franquias da Wyndham. Em ambos os casos também percebe-se que não há um influência da rede sobre os hotéis e que o grau de controle da rede sobre eles é baixo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35356
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

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