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Título : A utilização de materiais didáticos como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da matemática para alunos com deficiência visual
Autor : SILVA, Jaqueline Maria da
Palabras clave : Educação especial – Caruaru (PE); Educação inclusiva – Caruaru (PE); Distúrbios da visão – Caruaru (PE); Matemática – Estudo e ensino; Material didático – Caruaru (PE); Prática de ensino – Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 28-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Jaqueline Maria da. A utilização de materiais didáticos como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da matemática para alunos com deficiência visual. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : O presente trabalho decorre de uma investigação sobre a atuação do professor de Matemática, que trabalha com alunos com deficiência visual. Apresentamos como inquietação: saber como professores elaboram propostas de utilização de materiais didáticos para inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de matemática. A partir dessa inquietação traçamos como objetivo geral, analisar como os professores elaboram propostas a partir de materiais didáticos que incluam os alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de matemática, tendo como específicos, identificar quais materiais didáticos os professores trabalham no momento das aulas e destes quais são elaborados por eles; categorizar o tipo de material elaborado e sua relação com os conceitos matemáticos a serem ensinados e aprendidos; refletir a perspectiva de inclusão escolar presente nas propostas utilizadas pelos professores. Nesse movimento, foi possível refletir os desafios de promover a inclusão no ambiente escolar, no processo de ensino e aprendizagem, na disciplina de Matemática. A pesquisa foi qualitativa (MINAYO, 2007) e, diante dos critérios definidos para a pesquisa, o campo de investigação foi uma escola da rede municipal de Caruaru, em uma sala de aula e um docente. A metodologia foi realizada através de observações e entrevista semiestruturada, os dados produzidos na entrevista foram tratados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados da pesquisa refletem a dificuldade que os docentes têm em promover a inclusão para alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de matemática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35478
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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