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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35480
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Título: | As percepções dos/as estudantes-professores/ras de matemática do Agreste Pernambucano acerca da construção da identidade docente a partir da experiência antecipada na docência |
Autor(es): | SILVA, Joais Martins |
Palavras-chave: | Professores - Formação - Pernambuco; Professores de matemática - Pernambuco; Professoras de matemática - Pernambuco; Identidade (Psicologia) - Pernambuco; Prática de ensino - Pernambuco; Percepção |
Data do documento: | 16-Jan-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Joais Martins. As percepções dos/as estudantes-professores/ras de matemática do Agreste Pernambucano acerca da construção da identidade docente a partir da experiência antecipada na docência. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A pesquisa trata das eventuais interferências que a experiência antecipada na docência pode trazer para a identidade docente dos/das estudantes-professores/as do curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Para tanto, a investigação tem como questão central: Para o estudante-professor de Matemática, a inserção antecipada em sala de aula, tem interferido na sua identidade docente? Portanto, enquanto objetivo geral, temos: Compreender se, para o estudante-professor de Matemática, a inserção antecipada em sala de aula interfere na sua identidade docente. A perspectiva teórica filiada tem por base as discussões feitas por autores/as que tratam sobre identidade docente (PIMENTA, 1999; NÓVOA, 2007; VEIGA, 2007, 2008; GARCIA, 2009a, 2009b) e saberes experienciais (PIMENTA, 1999; GAUTHIER et al., 2006; TARDIF, 2014). No que se refere aos aspectos metodológicos, apontamos que a pesquisa tem uma abordagem qualitativa por trazer elementos subjetivos dos/as participantes, a saber: suas percepções sobre o objeto pesquisado; quanto a seleção desses/as participantes, esta ocorreu mediante aplicação dos questionários, onde buscamos identificar quais pessoas poderiam ser inclusas na pesquisa, caso assim aceitassem o convite; no que tange à produção dos dados analisados, isso aconteceu via as entrevistas semiestruturadas; e para apreciação dos conteúdos produzidos, empregou-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2004; FRANCO, 2005). Entre os resultados, apontamos que os/as estudantes-professores/as, ao estarem antecipadamente em sala de aula, enquanto docentes, encontram artefatos para realizar seu trabalho, portanto, agregam as suas identidades docentes os saberes da experiência. Ainda se pode apontar que eles/as consideram a teoria como referência para a prática docente, contudo, diante das dificuldades no processo de ensino, acreditam que há pouca correspondência entre os saberes recebidos na formação inicial e a prática profissional. Por fim, evidenciam baixo desejo de permanecer na docência, o que indica que, algumas dessas identidades estão em crise no que tange à identificação com a profissão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35480 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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