Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35519
Compartilhe esta página
Título: | Obras de arte do Período Holandês no livro didático de História do ensino fundamental |
Autor(es): | MENDES, Danielly Francisco dos Santos |
Palavras-chave: | História; História do Brasil – ensino fundamental; Educação; Livros didáticos; Obras de arte no livro didático – ilustração |
Data do documento: | 22-Jan-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MENDES, Danielly Francisco dos Santos. Obras de arte do Período Holandês no livro didático de História do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como tema as “obras de arte do período holandês no livro didático de história do ensino fundamental”. Seu objetivo foi compreender como o livro didático de História dos anos finais do Ensino Fundamental aborda obras de arte referentes ao período holandês no Brasil. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental que tomou como objeto de análise quatro livros didáticos de história, aprovados para o PNLD 2017. Analisamos os dois livros didáticos mais adotados e os dois menos adotados pelas escolas brasileiras. Buscamos identificar as relações entre a arte e a história, compreedendo a arte como narrativa histórica que conta sobre modos de vida; identificar e analisar as propostas de uso de obras referentes ao período holandês no Brasil em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental; e propor uma sequência didática com uso de obras do período holandês como recurso didático e como fonte histórica. Para atingir os objetivos da investigação traçamos um histórico sobre o Ensino de História com apoio em Fonseca, T. (2003); Anastasiou (1998); Viamonte (2011), entre outros. A análise das obras de arte referentes ao período holandês nos livros didáticos esteve apoiada nos estudos de Miranda e Luca (2004); Andrade (2013), Gasparello (2013), entre outros; Os resultados apontam que as obras de arte do período holandês são abordadas no livro didático de forma secundarizada, ora assumindo o lugar de recurso didático complementar, ora tendo presença apenas ilustrativa nos livros. Os resultados apontados pela pesquisa subsidiaram a elaboração de uma Sequência Didática para o ensino de história, apresentada por meio de um caderno didático. |
Descrição: | MENDES, Danielly Francisco dos Santos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SANTOS, Danielly Francisco |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35519 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Danielly Francisco dos Santos.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons