Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35524

Compartilhe esta página

Título: Artefatos geradores de microclima : biomimética, parametrização e prototipagem rápida na busca por soluções bioclimáticas para clima quente e úmico
Autor(es): NOME, Natália de Queiroz
Palavras-chave: Bioclimatologia; Biomimética; Parametrização; Fabricação digital; Ilha de calor
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NOME, Natália de Queiroz. Artefatos geradores de microclima: biomimética, parametrização e prototipagem rápida na busca por soluções bioclimáticas para clima quente e úmico. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A dissertação tem como objetivo investigar potencial da integração entre parametrização da forma, prototipagem rápida e preceitos biomiméticos, em resposta a questões bioclimáticas apresentadas por um artefato gerador de microclima para o clima quente e úmido. Este artefato funcionaria como sombreador paramétrico e concomitantemente, auxilia na mitigação do efeito de ilha de calor. O universo de estudo é a região metropolitana de Recife-PE. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são baseados no método desenvolvido pelo Biomimicry Group 3.8 (2011). A pesquisa utiliza métodos qualitativos e quantitativos em um estudo de caso dividido em cinco etapas. Primeiro é realizado uma contextualização através de uma revisão bibliográfica e do estudo de modelos naturais que evoluíram de forma a mitigar o calor. Segundo, é estabelecido princípios e critérios de design utilizando técnicas de brainstorm. Terceiro, estabelece um modelo paramétrico/algorítmico que colabora com a produção de modelos responsivos a partir da inclusão de uma simulação de incidência de radiação. Quarto, utiliza prototipagem rápida e técnicas de formação para materializar o protótipo idealizado. Quinto, apresenta uma avaliação comparativa do desempenho térmico dos materiais aplicados nos protótipos. Como resultado, o trabalho apresenta estratégias e abordagens para mitigação do efeito de ilha de calor. O teste térmico comparativo obteve resultado melhores que o de superfícies refletantes. O trabalho contribui com a compreensão do elo que pode ser estabelecido entre abordagens como a biomimética, bioclimatologia, parametrização da forma e prototipagem rápida aplicados ao design de edifícios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35524
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natália de Queiroz Nome.pdf12.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons