Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35691

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Hernani Loebler-
dc.contributor.authorLIMA, Maria Goretti Cabral de-
dc.date.accessioned2019-12-11T22:08:38Z-
dc.date.available2019-12-11T22:08:38Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Goretti Cabral de. Metodologia de trabalho de campo em paisagem fluvial e sua aplicação no ensino de Geografia. 2018. Tese (Doutorado em Geografia,) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35691-
dc.description.abstractTrabalho de campo é ferramenta essencial nas pesquisas de Geografia antes mesmo desta ser instituída enquanto Ciência. Desde então, ele a acompanha em sua evolução e modernização como um dos principais procedimentos metodológicos na investigação dos fenômenos geográficos. No ensino escolar de Geografia, em seus diferentes níveis, o trabalho de campo oferece contribuição importante, tanto do ponto de vista científico, quanto pedagógico, sendo ferramenta didática auxiliar fundamental no processo de ensino-aprendizagem e tem papel relevante na construção do conhecimento geográfico acerca do ambiente e do modo de apropriação deste pela sociedade. Mesmo sendo tratado às vezes, como excursão ou até passeio escolar, em outras ocasiões, uma prática de campo, pode resultar em procedimentos de pesquisa científica, contribuindo para despertar nos alunos o espírito de pesquisador na busca da análise crítica e do entendimento da dinâmica das paisagens e pelo conhecimento dos fenômenos ambientais. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou propor uma metodologia de trabalho de campo no ensino de Geografia, aplicada ao reconhecimento e avaliação da fisiologia da paisagem, visando à observação, análise e descrição da dinâmica de uma paisagem fluvial, no caso, a bacia hidrográfica do rio Beberibe - Recife -PE. A metodologia foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio a partir de três etapas: pré-campo, trabalho de campo e pós-campo. Os resultados alcançados pelas diferentes equipes dos trabalhos de campo foram convertidos em artigos científicos, projetos de feira de ciências e tecnologia e projetos científicos, apresentados e aceitos pelo CNPQ. Os resultados finais, evidenciados em fichas pós-campo, demonstraram que a junção da ferramenta pedagógica trabalho de campo com os métodos de pesquisa geográfica, se mostrou valioso instrumento pedagógico e de estímulo às pesquisas científicas por parte dos alunos, despertando nos mesmos a curiosidade de um pesquisador e a vontade de demonstrar ao público o aprendizado conquistado em suas pesquisas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeografia – Metodologiapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectPaisagem fluvialpt_BR
dc.subjectBeberibe, Rio (PE)pt_BR
dc.titleMetodologia de trabalho de campo em paisagem fluvial e sua aplicação no ensino de Geografiapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5542055797854394pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5500701248745011pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxFieldwork is an essential tool in Geography research even before being instituted as Science. Since then, it has accompanied it in its evolution and modernization as one of the main methodological procedures in the investigation of geographical phenomena. In the school teaching of Geography, at its different levels, fieldwork offers an important contribution, both scientifically and pedagogically, as an auxiliary didactic tool in the teaching-learning process and has a relevant role in the construction of geographic knowledge about the environment and the way it is appropriated by society. Even if it is sometimes treated as an excursion or even a school trip on other occasions, a field practice may result in scientific research procedures, helping to awaken the students' spirit of research in the search for critical analysis and understanding of the dynamics of landscapes and knowledge of environmental phenomena. In this sense, the current research sought to propose a methodology of field work in the teaching of Geography, applied to the recognition and evaluation of the landscape physiology, aiming at the observation, analysis and description of the dynamics of a fluvial landscape, in this regard, the hydrographic basin of the Beberibe River - Recife - PE. The methodology was developed with high school students from three stages: pre-field, field work and post-field. The results achieved by the different fieldwork teams were converted into scientific papers, science and technology fair projects and scientific projects presented and accepted by CNPQ. The final results, evidenced in post-field records, showed that the combination of the pedagogical tool fieldwork with the methods of geographic research, proved to be a valuable pedagogical tool and stimulated scientific research by the students, arousing in them the curiosity of a researcher and the willingness to demonstrate to the public the learning gained in their research.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria Goretti Cabral de Lima.pdf8,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons