Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35883

Compartilhe esta página

Título: Publicidade audiovisual e a intertextualidade com o cinema: um estudo de recepção publicitária
Autor(es): ARAÚJO, Marisa de Lemos
Palavras-chave: Comunicação e consumo; Consumo midiático; Publicidade audiovisual; Criação publicitária; Recepção publicitária
Data do documento: 20-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Marisa de Lemos. Publicidade audiovisual e a intertextualidade com o cinema: um estudo de recepção publicitária. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O presente trabalho reflete sobre as condições do consumo midiático, especialmente da recepção de anúncios publicitários audiovisuais que fazem uso de narrativas próprias ao cinema. Nota-se uma intensa quantidade de informações, todas distribuídas em múltiplas plataformas e expressas por diversas linguagens – e é nesse cenário que a publicidade deve se mostrar, mas agora assumindo novos papéis além de apenas persuadir: interagir com o público, fornecendo elementos entretíveis e compartilháveis em suas mensagens. Um dos caminhos possíveis para a publicidade é se utilizar de elementos presentes em filmes (diálogos, fotografia, direção de arte, estilo etc.) para criar uma publicidade híbrida, mais atraente e divertida para o público consumidor. Pretende-se investigar aqui, portanto, como os anúncios audiovisuais que estabelecem diálogos com o cinema são percebidos pelo público-alvo – inclusas tanto as possibilidades positivas quanto negativas. Teoricamente, nos filiamos à vertente dos Estudos Culturais, especialmente aos modelos teórico-metodológicos propostos por Jesús Martín-Barbero e Stuart Hall. Para buscar compreender quais podem ser as implicações de se utilizar tais elementos fílmicos em anúncios publicitários, propõe-se a discussão teórica de temáticas como o consumo na contemporaneidade, as reconfigurações nos processos comunicacionais e da publicidade, estratégias publicitárias atuais e o uso de intertextualidade na criação publicitária. Em termos analíticos, procedemos à análise de dois filmes publicitários, investigando qual foi a repercussão de cada um na web e em mídias especializadas e também realizando análises semióticas. Em seguida, com a realização de grupos focais, pudemos verificar se as potencialidades comunicativas evidenciadas com a análise semiótica foram atingidas junto ao público, assim como observamos a atuação das mediações da ritualidade e da tecnicidade (MARTÍN-BARBERO, 2006) no momento da recepção dos filmes publicitários exibidos. Atentamos, ainda, se as formas de leitura realizadas pelos participantes dos grupos dominantes, negociadas ou opositivas (HALL, 2003 [1973]). Pudemos evidenciar, por fim, o notável êxito de narrativas publicitárias híbridas perante o público e também uma tendência à concentração da audiência à publicidades nos ambientes online.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35883
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marisa de Lemos Araújo.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons