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Título : Do que não tem semente : reflexões ecolinguísticas sobre a categorização nominal no Wakalitesú
Autor : SOTERO, Roberto dos Santos
Palabras clave : Ecolinguística; Categorização linguística; Sufixação referencial
Fecha de publicación : 29-ago-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOTERO, Roberto dos Santos. Do que não tem semente: reflexões ecolinguísticas sobre a categorização nominal no Wakalitesú. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Sob os preceitos da ecolinguística, a qual defende que a linguagem deve ser estudada como uma totalidade integrada, por um posicionamento mais questionador dos modelos investigativos, o presente trabalho busca refletir sobre como os falantes do Wakalitesú, pertencente à família linguística Nambikwára, categorizam por meio da classe nominal de palavras o mundo ao redor. Ainda na primeira metade do século XX, Lévi-Strauss (1948) apontou para uma variação final dos substantivos nas línguas dessa família que corroboraria sua divisão dos grupos estudados. O antropólogo francês referia-se, já então, aos morfemas chamados, em trabalhos posteriores de descrição linguística, de artigos, de sufixos nominais finais ou de sufixos referenciais. No entanto, os estudos sobre esses fenômenos ainda são permeados por uma forte opacidade. Esta pesquisa, a partir da análise do sistema de sufixação referencial nos nomes do Wakalitesú, propõe-se a contribuir com os estudos sobre a categoria nominal das línguas Nambikwára e a promover as discussões mais gerais e basilares sobre a natureza das categorizações linguísticas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram coletadas cerca de 46 horas de gravação com falantes nativos da língua, situados na região de cerrado mato-grossense. Respaldado nos conceitos de referência construtiva e de referência identificante, presentes na teoria funcionalista de Dik (1989), o estudo propõe uma compreensão para os sufixos referenciais que abrange a possibilidade do falante de marcar o termo para o qual ele vai ajudar o ouvinte a construir uma referência e aquela de apontar o termo cuja referencialidade está concluída. Essa proposta, no entanto, surge consciente de que qualquer categoria científica nasce de um campo epistemológico específico e, portanto, é incapaz de descrever precisamente a realidade das coisas.
Descripción : LIMA, Stella Virgínia Telles de Araújo Pereira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TELLES, Stella
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35989
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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