Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36022

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Sérgio Rodrigues-
dc.contributor.authorDANIEL, Gustavo Henrique Pereira-
dc.date.accessioned2020-01-15T18:44:30Z-
dc.date.available2020-01-15T18:44:30Z-
dc.date.issued2019-10-23-
dc.identifier.citationDaniel, Gustavo Henrique Pereira. Arte/educação no paço do frevo (Recife/PE): o papel do educador de museu na construção da experiência turística. 2019. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36022-
dc.description.abstractArte/educação é uma área de conhecimento fundamental para estreitar relações em espaços de educação não formal. Área de estudo de grande relevância, visto que ela pode ser aplicada em diversos locais que fazem de ações dialogadas a base para o desenvolvimento do trabalho. É justamente em meio a tal concepção de espaços de educação não formal que aparecem os museus, espaço que sempre carregou consigo uma importante tarefa educacional: a de dialogar a exposição com os mais diferentes públicos, colocando-os em contato com a realidade do outro. Mais do que locais de exposição e contemplação, museus e centros culturais exercem um papel de formação social para os seus diversos públicos: do escolar ao turístico. Em meio a isso, o educador de museu desempenha papel de interlocutor entre o acervo exposto e o público, criando, por assim dizer, uma atmosfera propícia a experiências de memória(s) para quem o visita. Isto posto, a presente dissertação buscou analisar o papel do educador de museu na construção da experiência turística, especificamente, no Museu Paço do Frevo (Recife/ PE). Para tal, a investigação se deu de maneira qualitativa exploratória e teve como base a realização de entrevistas, cujos dados coletados foram tratados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontaram de forma positiva a visão dos educadores acerca da experiência vivenciada pelos turistas, mostrando importantes pontos de discussão acerca de suas práticas para que os visitantes pudessem imergir na experiência do frevo. Isso foi notório tanto na expressividade desses turistas, quanto pelo desejo de retorno dado em alguns feedbacks.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleArte/educação no paço do frevo (Recife/PE): o papel do educador de museu na construção da experiência turísticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5805359830632816pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559630444113123pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxArt education is an important area of knowledge for closer relations in non-formal education spaces. It is an area of study which has a great importance because it can be applied in several places of dialogue. In the design of spaces of non-formal education there are the museums, which from the beginnings carry with them an important educational task. More than places of exhibition and contemplation, museums and cultural centers have an educational and social role of great relevance for different audiences, from school children to tourists. In this context, the museum educator plays the role of interlocutor between the exhibit and the audience, thus creating an atmosphere conducive to memorable experiences for those who visit it. In this way, the present assignment seeks to analyze the role of the museum educator in building the tourist experience, more specifically in the museum studied "Paço do Frevo" (Recife/ PE). The research was qualitative exploratory, interviews were conducted, where the data collected were treated using the technique of content analysis. The results pointed positively the view of the educators about the experience experienced by the tourists, they brought important points of discussion about their practices that tourists could immerse themselves in the frevo experience, it was notorious in their expressiveness and the desire for comeback said in some feedbacks.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Pereira Daniel.pdf2,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons