Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36048

Compartilhe esta página

Título: Gerenciamento autônomo de energia em dispositivos móveis utilizando aprendizagem por reforço para economia de energia
Autor(es): CARVALHO, Sidartha Azevedo Lobo de
Palavras-chave: Sistemas Embarcados; Gerenciamento de energia; Aprendizado de máquina; Redução de energia
Data do documento: 22-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CARVALHO, Sidartha Azevedo Lobo de. Gerenciamento autônomo de energia em dispositivos móveis utilizando aprendizagem por reforço para economia de energia. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Sistemas embarcados e móveis executam diferentes tipos de aplicações que estimulam o hardware de maneira distinta, gerando cargas de processamento variáveis com o tempo. Uma redução no consumo de energia pode ser alcançada usando uma frequência de Unidade Central de Processamento ou Central Processing Unit (CPU) específica para cada tipo de carga de processamento. É necessário que a abordagem seja capaz de reduzir o consumo de energia a partir da adaptação às variações da carga de processamento, mesmo em um ambiente desconhecido. Por este problema, propomos um novo método para predizer a carga de processamento da CPU para dispositivos móveis com o diferencial da funcionalidade de detecção de mudanças na carga de processamento de forma autônoma, chamado de AEWMA-MSE. Além disso, um novo modelo de predição de potência, baseado no 𝑘-Nearest Neighbor (𝑘-NN) para regressão, foi proposto e validado demonstrando um melhor balanceamento entre tempo de execução e precisão quando comparado à rede neural e modelos de regressão lineares. Após isso, o AEWMA-MSE e o modelo de predição de potência são integrados em um novo algoritmo para gerenciamento de energia, baseado em aprendizagem por reforço (𝑄-learning), que seleciona a frequência de CPU que minimiza o consumo de energia. A abordagem proposta foi validada utilizando simulação e medições reais com dois smartphones comerciais. A abordagem proposta demonstrou um melhoramento na função de custo do 𝑄-learning que conseguiu atingir uma redução do consumo de energia, alcançando até 42% de economia, a depender da abordagem e benchmark em comparação. A abordagem proposta demonstrou cumprir as restrições de tempo e utilização de recursos necessários para os dispositivos móveis, além disso, provendo níveis significantes de economia energética.
Descrição: SILVA FILHO, Abel Guilhermino da, também é conhecido em citações bibliográficas por: SILVA-FILHO, Abel Guilhermino da.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36048
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Sidartha Azevedo Lobo de Carvalho.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons