Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36078

Compartilhe esta página

Título: Ações colaborativas em uma comunidade de prática e o fortalecimento de conhecimentos docentes de professores de matemática
Autor(es): LIMA, Ana Paula Barbosa de
Palavras-chave: Educação básica; Professores - Formação; Comunidades de prática; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 26-Jul-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Ana Paula Barbosa de. Ações colaborativas em uma comunidade de prática e o fortalecimento de conhecimentos docentes de professores de matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este estudo teve por objetivo investigar como ações colaborativas, incentivadas em documentos institucionais de uma Comunidade de Prática (CoP) escolar e vivenciadas pelo grupo de professores de Matemática da mesma, mobilizam, promovem a reflexão e fortalecem diferentes conhecimentos docentes, referentes ao ensino e à aprendizagem da Matemática na Educação Básica, e como o fortalecimento desses conhecimentos promove mais ações colaborativas entre os membros dessa Comunidade de Prática. Objetivou-se, também, caracterizar o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) como uma CoP; verificar se há, e como se dá, o incentivo ao engajamento mútuo, ao empreendimento articulado e ao repertório compartilhado nos documentos institucionais do CAp-UFPE e como estas ações se fazem presentes na prática de professores de Matemática. Este estudo fundamenta-se articuladamente na conceitualização de CoP; nas definições de ações características do trabalho colaborativo; e nos pressupostos sobre conhecimentos docentes para o ensino da Matemática. Foram analisados os documentos institucionais que regem e normatizam o funcionamento do CAp-UFPE, observações em diferentes momentos em que os professores de Matemática estavam presentes e aulas de Combinatória, além de entrevistas com os professores de Matemática em exercício docente. A partir da análise dos documentos institucionais, foi possível identificar diversos incentivos a ações colaborativas que remetem às dimensões estruturantes da prática de uma comunidade, que definem o CAp-UFPE como sendo uma CoP. Os resultados apontam, ainda, que a mobilização dessas ações no contexto e na prática dos professores de Matemática evidencia diferentes protagonismos dos professores a partir das diferentes funções desempenhadas – funções estas, que requerem confiança entre os membros, uma vez que estes professores assumem posições de representantes dos demais professores. Para o alcance de objetivos em comum em uma CoP, práticas adequadas se fazem necessárias – com participações coletivas, e embasadas pela negociação, diálogo e mutualidade entre os membros. Estas ações, em conjunto, propiciam aos professores de uma CoP o fortalecimento de diferentes conhecimentos docentes e, estes por sua vez, uma vez fortalecidos, promovem, na comunidade, ainda mais ações colaborativas entre seus membros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36078
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Paula Barbosa de Lima.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons