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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36138

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dc.contributor.advisorSIMÕES NETO, José Euzébio-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida-
dc.date.accessioned2020-01-23T14:34:00Z-
dc.date.available2020-01-23T14:34:00Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida. Abordando os conceitos de entropia e espontaneidade a partir da teoria dos perfis conceituais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36138-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de analisar a emergência das zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade e o processo de conceituação dos estudantes envolvidos na aplicação de uma sequência didática. Justificamos a utilização da teoria dos perfis conceituais pois ela enfatiza a importância em considerar diversos modos de pensar sobre um conceito científico, com valor pragmático em determinados contextos. Participaram da pesquisa vinte estudantes matriculados na disciplina Físico-química I, componente obrigatório do sexto período do curso de Licenciatura em Química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Para coleta dos dados, utilizamos inicialmente um questionário para levantamento das concepções prévias dos estudantes. A seguir, aplicamos uma proposta de sequência didática, em 4 momentos, seguindo as orientações de Méheut e tomando por base a teoria dos perfis conceituais, para trabalhar o conceito de entropia e espontaneidade, a partir de atividades como leitura seguida de debate, exibição de um filme, resolução de situações-problema e experimentação. A análise das concepções prévias, bem como dos debates e das produções dos estudantes evidenciou a emergência das três zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade, a saber: zona perceptiva/intuitiva, zona empírica e zona racionalista, no entanto, a zona racionalista emergiu predominantemente na análise apenas dos questionários, nas demais análises houve a emergência de apenas duas zonas, a perceptiva/intuitiva e empírica. Destacamos a ocorrência de respostas majoritariamente associadas a ideia de entropia como grau de desordem de um sistema, em associação direta a questão da espontaneidade dos processos mediante aumento da entropia, que corresponde a zona empírica. Ainda, identificamos a presença do hibridismo, ou seja, quando duas zonas do perfil conceitual coexistem em um mesmo discurso. A utilização do perfil conceitual de entropia e espontaneidade, sobretudo nas disciplinas do curso de Química, que abordam os conceitos, como Físico-química I e II, pode auxiliar na aprendizagem dos conceitos, considerando a pluralidade de significados e contextos de aplicação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectEntropiapt_BR
dc.subjectEspontaneidade (Traço da personalidade)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectQuímica – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagem – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleAbordando os conceitos de entropia e espontaneidade a partir da teoria dos perfis conceituaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Flávia Cristiane Vieira da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5219437279771101pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research has the objective of analyzing the emergence of the zones of the conceptual profile of entropy and spontaneity and the process of conceptualization of the students involved in the application of a didactic sequence. We justify the use of the theory of conceptual profiles because it emphasizes the importance of considering different ways of thinking about a scientific concept, with pragmatic value in certain contexts. The research was carried out with twenty students enrolled in the discipline Physical Chemistry I, compulsory component of the sixth period of the Formation for Chemistry Teachers course at the Centro Acadêmico do Agreste of the Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). To collect the data, we initially used a questionnaire to survey the students' previous conceptions. Then, we applied a proposal of a didactic sequence, in 4 moments, following the guidelines of Méheut and based on the theory of conceptual profiles, to work on the concept of entropy and spontaneity, from activities such as reading, showing a movie, solving problem situations and experimenting. The analysis of the previous conceptions, as well as of the debates and the productions of the students evidenced the emergence of the three zones of the conceptual profile of entropy and spontaneity, namely: perceptive/intuitive zone, empirical zone and rationalist zone, nevertheless, the rationalist zone emerged predominantly in the analysis of only the questionnaires, in the other analyzes the emergence of only two zones, the perceptive/intuitive and empirical. We highlight the occurrence of responses mostly associated with the idea of entropy as a degree of disorder of a system, in direct association with the question of the spontaneity of the processes by increasing entropy, which corresponds to the empirical zone. In addition, we identify the presence of hybridism, that is, when two zones of the conceptual profile coexist in the same discourse. The use of the conceptual profile of entropy and spontaneity, especially in the subjects of the Chemistry course, which approach the concepts, such as Physical Chemistry I and II, can help in the learning of concepts, considering the plurality of meanings and contexts of application.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354496286889274pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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