Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36211

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.contributor.authorSILVA, Luiz Carlos da-
dc.date.accessioned2020-01-28T19:29:12Z-
dc.date.available2020-01-28T19:29:12Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.date.submitted2020-01-28-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Carlos da. Perfil do empreendedor formal do setor confeccionista de Santa Cruz do Capibaribe. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36211-
dc.description.abstractEsta pesquisa traça o perfil dos empreendedores formais do setor confeccionista de Santa Cruz do Capibaribe visando à percepção de características socioeconômicas e demográficas, habilidades e atitudes empreendedoras, de pessoas que mudaram a economia de sua cidade, antes voltada para agricultura e hoje direcionada para a indústria e o comércio. Com o intuito de conhecer o perfil desses empreendedores foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com enfoque quantitativo. Foram pesquisados 300 empreendedores formais do município. Ficando evidente que a participação feminina ainda é menor que a masculina. O grau de escolaridade dos empreendedores locais acabou quebrando um conceito generalizado de analfabetismo entre os empreendedores. Outro fator que chamou atenção é que grande parte dos negócios gerados são baseados no empreendedorismo de necessidades, ou seja, não são baseados na identificação de oportunidade de negócio, e sim no suprimento das necessidades. Porém quando comparados apenas os empreendimentos fundados até no máximo 10 anos o quadro é outro, o empreendedorismo por oportunidade passa a ser maioria. Ficam evidenciadas algumas atitudes e habilidades marcantes desses empreendedores, destacando-se as seguintes dentre as principais: são autoconfiantes, e estão cientes que ter um produto de qualidade é importante, a preocupação em administrar os recursos materiais, humanos e financeiros, a atenção aos prazos de entrega, fazendo sacrifícios pessoais devido à dedicação com o trabalho, porém não conseguem ficar tranquilos em situações de adversidade, mesmos entre os empreendedores com maior grau de instrução a busca por uma maior qualificação e atualização através de cursos é pequena, a disposição para correr riscos não é tão alta. É evidente que alguns empreendedores ainda precisam melhorar o seu comportamento empreendedor, buscando novos desafios e oportunidades, traçando metas para serem alcançadas, entre outros. Fazendo que haja um fortalecimento da cidade e todo o Polo de Confecções do Agreste.pt_BR
dc.format.extent81p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedores - Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.subjectRoupas - Confeccçãopt_BR
dc.titlePerfil do empreendedor formal do setor confeccionista de Santa Cruz do Capibaribe.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751217A4pt_BR
dc.description.abstractxThis research profiles the formal sector entrepreneurs clothing manufacturer Santa Cruz Capibaribe aiming to perceived socioeconomic and demographic characteristics, skills and entrepreneurial attitudes of people have changed the economy of their city before facing agriculture today and directed to industry and trade. In order to meet the profile of these entrepreneurs an exploratory and descriptive research with quantitative approach was performed. 300 formal entrepreneurs of the city were surveyed. Is apparent that female participation is still lower than the male, and the level of schooling of local entrepreneurs ended up breaking a generalized concept of illiteracy among entrepreneurs. Another factor that has drawn attention is that most business is generated were based on the needs of entrepreneurship, ie they are not based on identification of business opportunity, but the supply of necessities. But when we compare only those projects funded to a maximum of 10 years, the condition is another opportunity for entrepreneurship becomes majority. Were evidenced by some remarkable skills and attitudes of these entrepreneurs are self-confident, and are aware that having a quality product is important concern in managing the material, human and financial resources, attention to deadlines, making personal sacrifices because of the dedication with work, but cannot be calm in adverse, same situations among entrepreneurs with higher levels of education the quest for a higher qualification and update through courses is small, are not as willing to take risk. Clearly some entrepreneurs still need to improve their entrepreneurial behavior, seeking new challenges and opportunities, mapping goals to be achieved, among others. So there is an economic strength of the city and the entire Polo Clothing Wasteland.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Luiz Carlos da.pdf2,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons