Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36245

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCRAMER, Luciana-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Giselle de Melo-
dc.date.accessioned2020-01-31T19:02:13Z-
dc.date.available2020-01-31T19:02:13Z-
dc.date.issued2014-08-07-
dc.date.submitted2020-01-31-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Giselle de Melo. A psicodinâmica do trabalho de professores em uma escola municipal no interior de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36245-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo descrever os significados do trabalho e o sofrimento na profissão docente em específico os professores de uma escola municipal no interior de Pernambuco. O referencial teórico abordado faz referência a evolução da administração com enfoque em gestão de pessoas, seguindo da gestão pública e municipal, o embasamento teórico também traz a abordagem da gestão de pessoas, da qualidade de vida no trabalho e a psicodinâmica do trabalho e suas explicações para compreensão da relação do prazer/desprazer e sofrimento no trabalho. O presente estudo se configura com uma pesquisa de campo e estudo de caso onde o método abordado foi o qualiquantitativo de natureza aplicada do tipo exploratório descritivo, que para obtenção dos resultados foi utilizado um questionário semi estruturado, e os dados coletados foram tabulados no Software Microsoft Office Excel 2007. Cujas analises observadas compreendeu a relação prazer e desprazer com a profissão, a qualidade de vida vivenciada na instituição de ensino e analise da decorrência e não de ocorrência dos sintomas de distúrbios psicopatológicos no objeto estudado.pt_BR
dc.format.extent98p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas municipais - Pernambucopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectPsicopatologiapt_BR
dc.titleA psicodinâmica do trabalho de professores em uma escola municipal no interior de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700420J3pt_BR
dc.description.abstractxThis research goal is to describe the meanings of work and suffering in the teaching profession, specifically teachers in a public school in the interior of the state of Pernambuco. The theoretical framework makes reference to the evolution of management with a focus on people management, following public and municipal management, the theoretical basis of the approach also brings people management, quality of work life and the psychodynamics of work and their explanations for understanding the relationship between pleasure/displeasure and suffering at work. This study is a fieldwork research and case study where the method discussed is quantitative and qualitative exploratory and descriptive, to obtain the results a semi-structured questionnaire was used, and the data collected were tabulated at Microsoft Software Office Excel 2007. The analyses understood the relation between pleasure and displeasure with the profession, the quality of life experienced in school and analyzes the occurrence and no occurrence of symptoms of psychopathological disorder in the studied object.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SIQUEIRA, Giselle de Melo.pdf1,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons