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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36335

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorMELO, Elianderson Emanoel Monteiro de-
dc.date.accessioned2020-02-05T17:46:11Z-
dc.date.available2020-02-05T17:46:11Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2020-02-05-
dc.identifier.citationMELO, E. E. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36335-
dc.description.abstractA alimentação é uma das necessidades fundamentais do ser humano, por proporcionar um bom desenvolvimento, não apenas no aspecto físico, sobretudo nas dimensões intelectual e social. Os hábitos alimentares na adolescência geralmente são caracterizados por consumo elevado de alimentos processados e ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares, calorias e alto teor de sódio. Nesse contexto, torna-se indispensável no processo do ensino fundamental a abordagem nutricional de modo integrativo para a prevenção e cuidado das doenças crônicas não transmissíveis e deficiências nutricionais. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo desenvolver, com o uso da poesia, atividades de educação alimentar e nutricional na escola Monsenhor João Rodrigues de Carvalho do município de Escada/PE. Para tal foi realizado um diagnóstico do perfil comportamental de cada discente matriculado no 2º ano do ensino médio, a partir da aplicação de um questionário on-line sobre consumo e comportamento alimentar e uma entrevista sobre contato, compreensão e desenvolvimento de poemas. Após o diagnóstico foram realizadas atividades de educação alimentar e nutricional (EAN), duas vezes semanais, onde foram realizados debates utilizando poesia como metodologia de ensino, a fim de estimular o processo criativo do aluno ao aprender, entender e explanar a poesia como um método para compreender alimentação saudável. O estudo foi composto por 40 estudantes, na faixa entre 15 e 18 anos. Com relação ao estado nutricional, 7% dos estudantes apresentaram desnutrição e 4% risco de sobrepeso, apesar disso, 89% apresentam uma nutrição de boa qualidade. Quanto ao número de refeições por dia, 8% só realizam duas refeições, sendo que o ideal é ao menos três refeições por dia. Quando questionados sobre a facilidade de ler um texto poético, 50% relataram sentir dificuldades na leitura. Foi possível observar que os alunos foram bem participativos e estavam estimulados a se envolver em atividades que evitam o modelo tradicional de ensino. Quanto a realização das atividades de EAN nesse espaço escolar, constatou-se que as mesmas puderam contribuir para a sensibilização e importância da alimentação saudável e sustentável para a saúde e o meio ambiente além de verificar que a poesia foi uma estratégia importante para formação e consolidação do aprendizado em EAN.pt_BR
dc.format.extent67 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectAlimentação Saudávelpt_BR
dc.subjectHábitos Alimentares - Poesiapt_BR
dc.titleEducação alimentar e nutricional e a poesia para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em uma escola no município de Escada/PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2pt_BR
dc.description.abstractxFood is one of the fundamental needs of the human being, as it provides a good development, not only in the physical aspect, especially in the intellectual and social dimensions. Adolescent eating habits are generally characterized by high consumption of processed and ultra-processed foods high in fat, sugars, calories and high sodium content. In this context, the integrative nutritional approach for the prevention and care of chronic noncommunicable diseases and nutritional deficiencies becomes indispensable in the elementary school process. Thus, the present study aimed to develop with the use of poetry activities of food and nutrition education at Monsenhor João Rodrigues de Carvalho school in Escada /PE. To this end, a behavioral profile was diagnosed for each student enrolled in the second year of high school, through the application of an online questionnaire on consumption and eating behavior and an interview about contact, understanding and development of poems. After the diagnosis, twice weekly food and nutrition education (EAN) activities were carried out, where debates were held using poetry as a teaching methodology in order to stimulate the student's creative process by learning, understanding and explaining poetry as a method. to understand about healthy eating. The study consisted of 40 students, aged 15 to 18 years. Regarding nutritional status, 7.0% of students had malnutrition and 4.0% risk of overweight, although 89.0% had good quality nutrition. Regarding the number of meals per day, 8.0% only have two meals, and the ideal is at least three meals a day. When asked about the ease of reading a poetic text, 50.0% reported having difficulty reading. It was observed that the students were very participative and were encouraged to engage in activities that avoid the traditional teaching model. As for the performance of the EAN activities in this school space, it was found that they could contribute to the awareness and importance of healthy and sustainable eating for health and the environment, besides verifying that poetry was an important strategy for formation and consolidation. of learning in EAN.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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