Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36335
Share on
Title: | Educação alimentar e nutricional e a poesia para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em uma escola no município de Escada/PE |
Authors: | MELO, Elianderson Emanoel Monteiro de |
Keywords: | Educação Alimentar e Nutricional; Alimentação Saudável; Hábitos Alimentares - Poesia |
Issue Date: | 19-Dec-2019 |
Citation: | MELO, E. E. M. |
Abstract: | A alimentação é uma das necessidades fundamentais do ser humano, por proporcionar um bom desenvolvimento, não apenas no aspecto físico, sobretudo nas dimensões intelectual e social. Os hábitos alimentares na adolescência geralmente são caracterizados por consumo elevado de alimentos processados e ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares, calorias e alto teor de sódio. Nesse contexto, torna-se indispensável no processo do ensino fundamental a abordagem nutricional de modo integrativo para a prevenção e cuidado das doenças crônicas não transmissíveis e deficiências nutricionais. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo desenvolver, com o uso da poesia, atividades de educação alimentar e nutricional na escola Monsenhor João Rodrigues de Carvalho do município de Escada/PE. Para tal foi realizado um diagnóstico do perfil comportamental de cada discente matriculado no 2º ano do ensino médio, a partir da aplicação de um questionário on-line sobre consumo e comportamento alimentar e uma entrevista sobre contato, compreensão e desenvolvimento de poemas. Após o diagnóstico foram realizadas atividades de educação alimentar e nutricional (EAN), duas vezes semanais, onde foram realizados debates utilizando poesia como metodologia de ensino, a fim de estimular o processo criativo do aluno ao aprender, entender e explanar a poesia como um método para compreender alimentação saudável. O estudo foi composto por 40 estudantes, na faixa entre 15 e 18 anos. Com relação ao estado nutricional, 7% dos estudantes apresentaram desnutrição e 4% risco de sobrepeso, apesar disso, 89% apresentam uma nutrição de boa qualidade. Quanto ao número de refeições por dia, 8% só realizam duas refeições, sendo que o ideal é ao menos três refeições por dia. Quando questionados sobre a facilidade de ler um texto poético, 50% relataram sentir dificuldades na leitura. Foi possível observar que os alunos foram bem participativos e estavam estimulados a se envolver em atividades que evitam o modelo tradicional de ensino. Quanto a realização das atividades de EAN nesse espaço escolar, constatou-se que as mesmas puderam contribuir para a sensibilização e importância da alimentação saudável e sustentável para a saúde e o meio ambiente além de verificar que a poesia foi uma estratégia importante para formação e consolidação do aprendizado em EAN. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36335 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Nutrição |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MELO, Elianderson Emanoel Monteiro de.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License