Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36387

Compartilhe esta página

Título: "O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão": poder informal, ruptura e crise de legitimidade em "Deus e o diabo na terra do sol"
Autor(es): Pereira Neto, José Vitor
Palavras-chave: Cinema; Direito e Cultura; Filosofia do Direito
Data do documento: 9-Mai-2019
Citação: PEREIRA NETO, José Vitor; TEIXEIRA, João Paulo Fernandes de Souza Allain (Orient.). 'O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão': poder informal, ruptura e crise de legitimidade em 'Deus e o diabo na terra do sol' . 2019. 32 f. TCC (graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019
Abstract: O tema do trabalho se insere nos mais recentes estudos sobre a relação entre direito e arte, mais especificamente direito e cinema. Nesta pesquisa procuro discorrer sobre o surgimento de poderes informais e ordens jurídicas paralelas a oficial estatal, decorrentes da crise de legitimidade sofrida pelo direito o qual abusa do uso político do monopólio da violência para se fazer valer, um direito governado pela violência. Para tanto analisou-se o filme “Deus e o diabo na terra do sol” de Glauber Rocha, utilizando como referencial teórico Hannah Arendt e Jürgen Habermas nos estudos sobre poder, legitimidade e violência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36387
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSE VITOR PEREIRA NETO.pdf298,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons