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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36624

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorSILVA, Lynick Jones-
dc.date.accessioned2020-02-19T18:57:45Z-
dc.date.available2020-02-19T18:57:45Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, L. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36624-
dc.description.abstractLevando em consideração a amplitude do processo de aprendizagem que quebra as barreiras do ambiente escolar, há a necessidade de desenvolver recursos didáticos que aprimorem a qualidade do ensino básico. Pensando dessa maneira, é proposta a construção de um material em quadrinhos que aborde, de forma clara e precisa, algumas relações de vital importância entre morcegos e plantas. Partindo do princípio que os quirópteros sofrem de um estigma social forte, promovido muitas vezes pela mídia e histórias populares, essas criaturas possuem uma visão distorcida, que carregam algum mal para a sociedade e todas as suas contribuições para a natureza podem ser deixadas de lado. A abordagem com as plantas, revela um lado positivo e com bastante força, que reforça a visão otimista a respeito desses mamíferos, se expressando como uma forma de quebrar um pouco dessa imagem deturpada que tratam os morcegos como vilões. Trabalhar com o ensino fundamental, de certa forma, é uma estratégia para a construção de um pensamento científico a partir de fatos que respeitem a idade de desenvolvimento do estudante em sua formação. Além disso, o trabalho com os quadrinhos fornece um atrativo, que chama a atenção do público alvo. Pensando nisso, a proposta para construção do produto visa buscar o conteúdo científico bruto, em artigos científicos e livros, e converte-los para uma linguagem acessível, promovendo assim a divulgação científica. Para isso, o material foi elaborado com uma narrativa que contém elementos retirados de publicações de revistas científicas, e são apresentados em forma de diálogos ou fábulas, introduzidas por textos complementares que compõem o livreto. O resultado se apresenta como um pequeno livro, contendo quatro histórias em quadrinhos abordando os temas Alimentação, polinização, dispersão de sementes e abrigos vegetais. A intenção, é que o material possa ser usado em sala de aula como a possibilidade de apresentar o grupo Chiroptera de uma forma nãohostil e que provoque, em estudantes e professores, a curiosidade para o tema com uma visão amigável a respeito dos morcegos.pt_BR
dc.format.extent69 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectAbrigos Vegetaispt_BR
dc.subjectQuirópteros – Alimentaçãopt_BR
dc.titleExplorando as relações morcego-planta a partir de um recurso didático em quadrinhospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxTaking into consideration the extent of the learning process that breaks barriers in the school setting, there is a necessity to develop didactic resources that improve the quality of the basic education. Thinking like this, it's proposed the construction of a comic material that covers, in a precise and clear way, some relations of vital importance between bats and plants. Assuming that Chiroptera suffers from a heavy social stigma, promoted by media and folk stories, these creatures are looked at with a distorted view, that they carry some sort of evil to society and its contributions to nature can be left aside. The approach with plants reveals a strong positive side, that reinforces the optimistic view about these mammals, expressing in a way that breaks the distorted image that treats bats as villains. Working with elementary schools, in a way, is a strategy for the construction of scientific thinking based on facts that respect the students' development age in its formation. Besides, working with comics brings attractiveness that draws attention from the public. Thinking about this, the proposal for the construction of the product seeks to search the raw scientific knowledge, in scientific articles and books, and translate them to an accessible language, thus promoting scientific divulgation. To do this, the material was thought with a narrative that contains elements taken from publications on scientific magazines, and are presented in the form of dialogue or fables, introduced by support texts that make up the book. The result presents itself as a little book, containing four stories in comic form, approaching the themes feeding, pollination, seed dispersion, and vegetal shelter. The purpose is that the material may be used in class as a possibility to present the Chiroptera group in a non-hostile way and that causes, in both students and teachers, the curiosity about the theme with a friendly view about bats.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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