Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36715

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da complementaridade dos recursos eólico e solar baseada em dados de reanálise e cenários de mudanças climáticas
Autor : WESCHENFELDER, Franciele
Palabras clave : Engenharia mecânica; Energia eólica; Energia solar; Complementaridade; Mudanças climáticas
Fecha de publicación : 28-jun-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : WESCHENFELDER, Franciele. Avaliação da complementaridade dos recursos eólico e solar baseada em dados de reanálise e cenários de mudanças climáticas. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Sistemas de energia solar e eólica vêm sendo amplamente instalados no mundo como solução para redução da emissão de gases de efeito estufa. Essa implantação massiva de fontes intermitentes torna os sistemas elétricos mais vulneráveis, forçando o surgimento de questionamentos relacionados à possibilidade do uso combinado das fontes, com objetivo de reduzir a variabilidade do sinal de saída de centrais híbridas. Para explorar esta possibilidade bem como avaliar as implicações de determinados cenários de mudanças climáticas sobre a complementaridade entre fontes, este trabalho estabelece uma metodologia e a aplica a três estudos de caso no Nordeste Brasileiro utilizando-se de dados observacionais de estações em superfície em localizações estratégicas nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além de dados de reanálise de um modelo da circulação geral atmosférica sobre um período de 35 anos e cenários de mudanças climáticas estabelecidos pelo Painel Intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC) sobre um período também de 35 anos. Observa-se que a metodologia indica o estudo de caso da localização avaliada na Bahia como aquele em que há a maior complementaridade entre as fontes solar e eólica durante o período de reanálise, sendo também o caso em que a complementaridade mais se vê impactada nos cenários de mudanças climáticas. No estudo de caso da localização em Pernambuco, a complementaridade entre as fontes aumenta considerando-se as mudanças climáticas, o que também ocorre no estudo de caso correspondente à localidade no litoral do Rio Grande do Norte, embora a similaridade entre as fontes neste último caso (o do Rio Grande do Norte) seja muito maior que no primeiro caso (o de Pernambuco). Por fim, os resultados obtidos em um estudo de sensibilidade com respeito a diferentes períodos de calibração e validação do método de downscaling estatístico corroboram os resultados obtidos nos três estudos de caso acima indicados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36715
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Franciele Weschenfelder.pdf2,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons