Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36813

Compartilhe esta página

Título: “Áreas de risco” e problemáticas socioambientais : uma reflexão sobre a produção e apropriação do espaço urbano em Campina Grande (PB)
Autor(es): ARAÚJO, Caline Mendes de
Palavras-chave: Geografia; Urbanização; Crescimento urbano – Campina Grande (PB); Áreas de risco; Habitação
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Caline Mendes de. “Áreas de risco” e problemáticas socioambientais: uma reflexão sobre a produção e apropriação do espaço urbano em Campina Grande (PB). 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O processo de produção e apropriação do espaço urbano envolve escalas, agentes, interesses, dinâmicas e contextos diversos. Tal processo, via agentes produtores do espaço, é também gerador e mantenedor de diversos tipos de desigualdades. A pesquisa tem como principal objetivo revelar o papel do Estado e dos promotores imobiliários no processo de produção/manutenção dos espaços autoconstruídos que são alvo de problemáticas socioambientais (áreas de risco) da cidade de Campina Grande – PB. A investigação parte da ideia de que as áreas de risco vão além da sua concepção enquanto fenômenos hegemonicamente naturais. A análise trata das dinâmicas de produção/apropriação do espaço pelas classes sociais de maior renda, por um lado, e pelos grupos sociais mais pobres, por outro, correlacionando duas facetas de uma mesma realidade, à luz da discussão sobre moradia. Verificou-se que os grupos sociais excluídos e os fenômenos/elementos da natureza têm sido culpabilizados (no âmbito da academia, do Estado, da mídia), de maneira infundada, tanto pela origem como pela manutenção das áreas de risco e pela ocorrência de processos como os desastres e os riscos, tão insistentemente generalizados como “naturais”. A abordagem de outras temáticas, como riscos e vulnerabilidades, também faz parte do estudo. A pesquisa tem um caráter explicativo/analítico, e constitui-se como um estudo de caso das áreas de risco da cidade de Campina Grande, sendo ainda uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental. Conclui-se, com a investigação, que as áreas de risco não são somente o resultado de processos naturais ou da ação dos pobres no espaço urbano, mas realidades provenientes da atuação de outros agentes produtores do espaço mediatizados por diversos interesses capitalistas que, com frequência, intensificam processos como a produção e a precarização de espaços mais pobres, constituindo uma realidade contraditória, desigual e perversa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36813
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Caline Mendes de Araújo.pdf9,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons