Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36859
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jeanderson Marcelino da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T20:40:50Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T20:40:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. M. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36859 | - |
dc.description.abstract | Esse estudo teve como objetivo analisar o alinhamento entre o contexto das questões de Biologia do novo ENEM com sua matriz de referência, presentes nas edições de 2014 a 2018. Realizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, selecionando itens com conceitos pertinentes aos assuntos de Biologia da prova azul do ENEM. Foi feito uma triagem para caracterizá-las e dessa forma, identificar a intenção de sua proposta e a área condizente das respectivos questões. O método de Webb foi utilizado para verificar a dimensão do conhecimento, na perspectiva de compreensão do nível de aprofundamento do conhecimento, classificando as questões em 4 níveis: Relembrar, Entender, Analisar e Avaliar. Para comparar esses dados, analisou-se as competências e habilidades presentes na sua matriz de referência. Considerou-se também a dimensão do sujeito, com vista a categorização de habilidades cognitivas em duas esferas: Baixa Ordem Cognitiva (LOCS) e de Alta Ordem Cognitiva (HOCS). Com base na matriz de referência, percebeu-se que os dados indicam a um incentivo de aprendizado mais elaborado, demandando níveis mais profundos como o Analisar e o Avaliar, no entanto, foi constatado um alto percentual de questões dispostas em categoria mais superficial como o Relembrar. Quanto ao enfoque das habilidades cognitivas, observou-se alto percentual para HOCS apenas no exame de 2018. Em relação ao contexto dos itens, notou-se a prevalência de conteúdos da Ecologia, Genética e Bioquímica que contemplam metade do número total de questões aplicadas nos últimos cinco anos. Os resultados dessas análises e discussão feita podem alicerçar futuras investigações acerca da incoerência entre essa avaliação e o material de orientação, com intuito de melhorar a qualidade do ensino básico e garantir o sucesso dos alunos nas provas do ENEM. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | ENEM- Biologia | pt_BR |
dc.title | O perfil dos itens de Biologia do novo ENEM: Uma perspectiva de alinhamento avaliativo baseado no método de Webb | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to analyze the alignment between the context of biology questions of the new ENEM with its reference matrix, present in the editions of 2014 to 2018. A quantitative and qualitative approach was carried out, selecting items with concepts pertinent to the ENEM blue test Biology subjects. A screening was made to characterize them and thus identify the intention of their proposal and the appropriate area of the respective questions. Webb's method was used to verify the dimension of the knowdlege, from the perspective of understanding the depth of knowledge, classifying the questions into 4 levels: Remember, Understand, Analyze and Evaluate. To compare these data, we analyzed the competencies and skills present in their reference matrix. The dimension of the subject was also considered, with a view to categorizing cognitive skills into two spheres: Low Cognitive Order (LOCS) and High Cognitive Order (HOCS). Based on the reference matrix, it was noticed that the data indicate a more elaborate learning incentive, demanding deeper levels such as Analyze and Evaluate, however, it was found a high percentage of questions arranged in a more superficial category such as To remember. Regarding the cognitive skills approach, if the percentage is high for HOCS only in the 2018 exam. Regarding the context of items, there is no prevalence of Ecology, Genetics and Biochemistry contents that contemplate the total number of questions applied in the last five years. The results of these analyzes and discussion may support further investigations into the inconsistency between this assessment and the guidance material, with a view to improving the quality of basic education and ensuring students' success in ENEM tests. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jeanderson Marcelino da.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons