Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36859

Share on

Title: O perfil dos itens de Biologia do novo ENEM: Uma perspectiva de alinhamento avaliativo baseado no método de Webb
Authors: SILVA, Jeanderson Marcelino da
Keywords: Biologia – Estudo e Ensino; ENEM- Biologia
Issue Date: 2-Dec-2019
Citation: SILVA, J. M.
Abstract: Esse estudo teve como objetivo analisar o alinhamento entre o contexto das questões de Biologia do novo ENEM com sua matriz de referência, presentes nas edições de 2014 a 2018. Realizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, selecionando itens com conceitos pertinentes aos assuntos de Biologia da prova azul do ENEM. Foi feito uma triagem para caracterizá-las e dessa forma, identificar a intenção de sua proposta e a área condizente das respectivos questões. O método de Webb foi utilizado para verificar a dimensão do conhecimento, na perspectiva de compreensão do nível de aprofundamento do conhecimento, classificando as questões em 4 níveis: Relembrar, Entender, Analisar e Avaliar. Para comparar esses dados, analisou-se as competências e habilidades presentes na sua matriz de referência. Considerou-se também a dimensão do sujeito, com vista a categorização de habilidades cognitivas em duas esferas: Baixa Ordem Cognitiva (LOCS) e de Alta Ordem Cognitiva (HOCS). Com base na matriz de referência, percebeu-se que os dados indicam a um incentivo de aprendizado mais elaborado, demandando níveis mais profundos como o Analisar e o Avaliar, no entanto, foi constatado um alto percentual de questões dispostas em categoria mais superficial como o Relembrar. Quanto ao enfoque das habilidades cognitivas, observou-se alto percentual para HOCS apenas no exame de 2018. Em relação ao contexto dos itens, notou-se a prevalência de conteúdos da Ecologia, Genética e Bioquímica que contemplam metade do número total de questões aplicadas nos últimos cinco anos. Os resultados dessas análises e discussão feita podem alicerçar futuras investigações acerca da incoerência entre essa avaliação e o material de orientação, com intuito de melhorar a qualidade do ensino básico e garantir o sucesso dos alunos nas provas do ENEM.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36859
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Jeanderson Marcelino da.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons