Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924

Compartilhe esta página

Título: A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica
Autor(es): CLEMENTINO, Jackson de Barros
Palavras-chave: Biologia- Estudo e Ensino; Aprendizagem; Aula Prática
Data do documento: 6-Dez-2019
Citação: CLEMENTINO, J. B.
Abstract: As disciplinas de Ciências e Biologia proporcionam contextos singulares para a elaboração de aulas em ambientes não formais. A aula de campo, por exemplo, é uma alternativa bastante interessante para uma formação expressiva de conhecimentos. Este trabalho, acompanhou, explorou e analisou as vertentes da estratégia didática (aula de campo) pelas narrativas de profissionais da educação no ensino básico. Os argumentos dos docentes foram alcançados por meio de entrevistas buscando compreender o percurso acadêmico dos professores, seus desafios, conquistas e o que os levou a chegar até a profissão docente. Tudo isso possibilitou uma discussão quanto a atuação desses profissionais e a utilização da aula de campo como ferramenta de ampliação do ensino e da aprendizagem. Constatou-se as barreiras para a construção dessas aulas, mas principalmente as opiniões e histórias que aulas desse tipo proporcionam. Logo se notou a relevância dessa estratégia no contexto educacional e as diversas oportunidades surgidas por ela. Os profissionais de educação concordam com a eficiência da aula de campo e apontam os ganhos do uso desse modelo em prol do melhor desenvolvimento possível dos estudantes e mesmo professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEMENTINO, JACKSON DE BARROS.pdf884,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons