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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorCLEMENTINO, Jackson de Barros-
dc.date.accessioned2020-03-10T18:09:24Z-
dc.date.available2020-03-10T18:09:24Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationCLEMENTINO, J. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924-
dc.description.abstractAs disciplinas de Ciências e Biologia proporcionam contextos singulares para a elaboração de aulas em ambientes não formais. A aula de campo, por exemplo, é uma alternativa bastante interessante para uma formação expressiva de conhecimentos. Este trabalho, acompanhou, explorou e analisou as vertentes da estratégia didática (aula de campo) pelas narrativas de profissionais da educação no ensino básico. Os argumentos dos docentes foram alcançados por meio de entrevistas buscando compreender o percurso acadêmico dos professores, seus desafios, conquistas e o que os levou a chegar até a profissão docente. Tudo isso possibilitou uma discussão quanto a atuação desses profissionais e a utilização da aula de campo como ferramenta de ampliação do ensino e da aprendizagem. Constatou-se as barreiras para a construção dessas aulas, mas principalmente as opiniões e histórias que aulas desse tipo proporcionam. Logo se notou a relevância dessa estratégia no contexto educacional e as diversas oportunidades surgidas por ela. Os profissionais de educação concordam com a eficiência da aula de campo e apontam os ganhos do uso desse modelo em prol do melhor desenvolvimento possível dos estudantes e mesmo professores.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia- Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAula Práticapt_BR
dc.titleA relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Fred Brainer-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxThe Science and Biology subjects provide unique contexts for the elaboration of classes in nonformal environments. The field class, for example, is a very interesting alternative for an expressive knowledge formation. This work, followed, explored and analyzed the didactic strategy (field class) aspects by the narratives of education professionals in basic education. The teachers’s arguments were reached through interviews seeking to understand the academic path of teachers, their challenges, achievements and what led them to reach the teaching profession. All this made possible a discussion about the performance of these professionals and the use of the field class as a tool to expand teaching and learning. We found barriers to the construction of these classes, but especially the opinions and stories that such classes provide. It was soon noted the relevance of this strategy in the educational context and the various opportunities arising from it. Education professionals agree with the efficiency of the field class and point out the gains of using this model for the best possible development of students and teachers.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6348832855502465pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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