Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924
Comparte esta pagina
Título : | A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica |
Autor : | CLEMENTINO, Jackson de Barros |
Palabras clave : | Biologia- Estudo e Ensino; Aprendizagem; Aula Prática |
Fecha de publicación : | 6-dic-2019 |
Citación : | CLEMENTINO, J. B. |
Resumen : | As disciplinas de Ciências e Biologia proporcionam contextos singulares para a elaboração de aulas em ambientes não formais. A aula de campo, por exemplo, é uma alternativa bastante interessante para uma formação expressiva de conhecimentos. Este trabalho, acompanhou, explorou e analisou as vertentes da estratégia didática (aula de campo) pelas narrativas de profissionais da educação no ensino básico. Os argumentos dos docentes foram alcançados por meio de entrevistas buscando compreender o percurso acadêmico dos professores, seus desafios, conquistas e o que os levou a chegar até a profissão docente. Tudo isso possibilitou uma discussão quanto a atuação desses profissionais e a utilização da aula de campo como ferramenta de ampliação do ensino e da aprendizagem. Constatou-se as barreiras para a construção dessas aulas, mas principalmente as opiniões e histórias que aulas desse tipo proporcionam. Logo se notou a relevância dessa estratégia no contexto educacional e as diversas oportunidades surgidas por ela. Os profissionais de educação concordam com a eficiência da aula de campo e apontam os ganhos do uso desse modelo em prol do melhor desenvolvimento possível dos estudantes e mesmo professores. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLEMENTINO, JACKSON DE BARROS.pdf | 884,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons