Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36939

Compartilhe esta página

Título: Uno da Botânica: um instrumento de apoio didático para o ensino de morfologia das Angiospermas
Autor(es): SILVA, Nathália Virgínia Lira
Palavras-chave: Botânica – Estudo e Ensino; Recurso Didático; Ensino de Ciências
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: SILVA, N. V. L.
Abstract: Entre os discentes, a Botânica é vista com pouco entusiasmo, por ser considerada uma disciplina cheia de conteúdos complexos, que faz os alunos memorizarem nomes científicos e definições específicas. No âmbito escolar, muitas vezes ela é trabalhada de forma clássica, fazendo uso de metodologias que se restringem a definições de conceitos e nomes de estruturas. Faz-se necessário o desenvolvimento de metodologias que busquem a afetividade dos alunos por tal disciplina, uma alternativa interessante é o uso de jogos didáticos, que é uma ferramenta importante para a aprendizagem, visto que, participa no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do aluno. Assim objetivamos nesse trabalho, desenvolver um jogo didático como recurso complementar no processo de ensino-aprendizado do conteúdo de morfologia de angiosperma no 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual EREM Presidente Costa e Silva. A construção do Jogo intitulado como Uno da Botânica se deu em quatro etapas, a primeira dela é a análise bibliográfica de livros do Ensino Médio para o embasamento conceitual das cartas analisando os conteúdos teóricos e os recursos imagéticos, este último baseou-se á luz da teoria cognitiva de aprendizagem multimídia (TCAM) de Richard Mayer, a segunda etapa é composta pela produção das fotografias a ser utilizadas nas cartas, a terceira é a montagem do jogo pelo programa de computador Microsoft Word, fazendo uso das formas geométricas e a ultima etapa é a validação do jogo por alunos do 2° ano do Ensino médio, alunos de Lic. em Ciências Biológicas e Professores os quais se voluntariaram a participar, a validação ocorreu em dois momentos, o primeiro os participantes jogaram o jogo e o segundo momento os participantes responderam um questionário e aparte das observações feitas, foi possível perceber que o recurso foi bem avaliado possibilitando concluir que este jogo é de grande importância no processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36939
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Nathália Virgínia Lira.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons