Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37188

Share on

Title: A cooperação regulatória frente ao direito administrativo sancionador: Um estudo sobre o compliance nas contratações públicas e suas potenciais implicações no cenário brasileiro
Authors: Miranda, Karina Maria Oliveira de
Keywords: Programas de compliance; Corrupção; Contratações Públicas; Direito Administrativo
Issue Date: 1-Dec-2019
Citation: MIRANDA, Karina Maria Oliveira de; NOBRE JÚNIOR, Edílson Pereira (Orient.). A cooperação regulatória frente ao Direito Administrativo sancionador: um estudo sobre o compliance nas contratações públicas e suas potenciais implicações no cenário brasileiro. 2019. 55 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019.
Abstract: O presente trabalho busca analisar o instituto do compliance e sua origem a partir da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) no cenário brasileiro, buscando delimitar os pilares necessários para sua efetividade e a forma de tornar esse mecanismo, de fato, operacional nas pessoas jurídicas que o implantam. O objetivo central é aprofundar a noção de que os programas de integridade são uma ferramenta de cooperação regulatória capaz de sobrepor ao costumeiro Direito Administrativo Sancionador. Assim, avalia-se a possibilidade de que o instituto seja eficaz para evitar desvios e fraudes em contratações públicas, bem como a legalidade - e consequente constitucionalidade – da exigência de adoção do programa de integridade como requisito para que empresas venham a celebrar contratos com a Administração Pública do Estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37188
Appears in Collections:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia A COOPERAÇÃO REGULATORIA.pdf547,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons