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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37620

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Título: Do cacau ao chocolate : internacionalização do chocolate tree to bar da Bahia à luz do tripé da estratégia
Autor(es): CHRIST, Mariele Laís
Palavras-chave: Internacionalização de empresas; Estratégias de internacionalização; Chocolate tree to bar
Data do documento: 18-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CHRIST, Mariele laís. Do cacau ao chocolate: internacionalização do chocolate tree to bar da Bahia à luz do tripé da estratégia. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A globalização dos mercados internacionais faz com que cada vez mais empresas tenham a estratégia de estender sua atuação para além das fronteiras nacionais. No Brasil, a internacionalização das empresas é um fenômeno crescente, especialmente desde a década de 90. Entretanto, a pauta exportadora brasileira é concentrada em mais de 50% por commodities, produtos de baixo valor agregado. O cacau é um destes produtos do agronegócio do qual o Brasil é historicamente um importante produtor e exportador. Contudo, recentemente tem-se observado na região cacauicultora do sul da Bahia, a consolidação da produção não apenas de cacau, mas também de chocolate, procurando ampliar a cadeia produtiva ao verticalizar a produção para gerar mais valor ao que antes era comercializado como apenas uma matéria-prima. Tal chocolate Tree to bar (da árvore para a barra) também tem sido destinado para vendas externas. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a estratégia de internacionalização das empresas produtoras de chocolates Tree to bar originários do sul da Bahia a partir das perspectivas da indústria, dos recursos internos da empresa e das instituições. Para dar suporte a essa reflexão, busca-se bases teóricas na Estratégia Empresarial, nas teorias de Internacionalização de Empresas e no Tripé de Estratégia de Negócios Internacionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de casos múltiplos, com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, com empresas produtoras de chocolate Tree to bar com cacau originário da Bahia já internacionalizadas. Também foram entrevistadas as associações destas empresas e demais agentes formais institucionais que promovam a internacionalização deste produto. Assim, ao se analisar as “arestas” do diamante da vantagem competitiva de Porter para a indústria do chocolate Tree to Bar brasileiro, vê-se que o Brasil, e especialmente a Região Sul Baiana, detêm elementos competitivos sólidos em todos os quatro atributos, sendo um raro caso de país com a cadeia produtiva completa: do cacau ao chocolate, competitiva internacionalmente. Cada uma das empresas analisadas seguiu uma trajetória de internacionalização com particularidades, salientada pelos recursos internos de cada uma. De forma geral, os recursos que mais se destacaram foram os recursos tangíveis financeiros e recursos intangíveis humanos e reputação. Por fim, a análise institucional permitiu auferir que as instituições têm influências positivas e negativas sob o setor e os agentes formais institucionais, uma participação ainda tímida. Contudo, as políticas de fomento à exportação do setor vêm alterando as suas “regras do jogo”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37620
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