Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37622

Compartilhe esta página

Título: A aplicação da gestão da criatividade sob a tríade indivíduo, liderança e cultura em empresas criativas : um estudo multicasos em Petrolina PE e Juazeiro BA
Autor(es): PATRIOTA, Verônyca Kezya Santos Sousa
Palavras-chave: Gestão da criatividade; Indivíduo; Liderança
Data do documento: 11-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PATRIOTA, Verônyca Kezya Santos Sousa. A aplicação da gestão da criatividade sob a tríade indivíduo, liderança e cultura em empresas criativas: um estudo multicasos em Petrolina PE e Juazeiro BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Tendo em vista as novas dinâmicas de mercado e a ascensão de novos elementos cruciais para manter viva a competitividade das empresas, a exemplo da criatividade, os gestores têm se deparado com o desafio de transformarem seus modelos de gestão mais tradicionais em modelos mais criativos. As pesquisas em Administração têm se envolvido com lentes metodológicas mais sociais e buscado identificar, por meio de uma condução interpretativista, a forma como as pessoas têm lidado com as diversas mudanças de contexto, comportamentos e como têm reestruturado as relações. Nesse sentido, a Gestão da Criatividade torna-se uma ferramenta auxiliar nesse processo na medida em que une três fatores chaves para sua execução, sendo eles Indivíduo, Liderança e Cultura. Assim, considerando a importância de aprofundamento nesse conceito teórico , essa dissertação tem por finalidade analisar de que forma a gestão da criatividade tem acontecido em empresas do setor da Economia Criativa, considerando o indivíduo inserido no contexto da coletividade, a construção de uma cultura voltada para a criatividade e as condutas das lideranças em relação a esses aspectos. O arcabouço teórico buscou explorar conceitos voltados para a compreensão da criatividade e sua importância para as empresas, os indivíduos e suas relações sociais, a evolução e importância da liderança, a transformação cultural proveniente de todos esses vetores e a Gestão da Criatividade como fruto dessas condicionantes. O estudo se deu por meio da estratégia de pesquisa de múltiplos casos que foram selecionados levando em conta os objetivos previamente definidos e teve como lócus as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Foram aplicadas para tanto entrevistas semiestruturadas como instrumento principal para coleta de dados, tendo como entrevistados os gestores das empresas selecionadas. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais achados provenientes das análises destaca-se que as empresas têm caminhado, ainda que a passos lentos para uma gestão com uma proposta mais criativa, no entanto se faz necessária uma maior imersão dos gestores de empresas criativas no universo econômico do qual fazem parte. Como sugestão de trabalhos futuros é possível que seja realizado um estudo quantitativo para que se avalie o impacto da proposta da gestão da criatividade no contexto analisado e para que se amplie a discussão acerca desse conceito teórico.
Descrição: BARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva, também é conhecido em citações bibliográficas por: MUZZIO
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37622
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Verônyca Kezya Santos Sousa Patriota.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons