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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37631

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOVALESKI, Rogério Luiz-
dc.contributor.authorMELO, Paloma Souza de Castro-
dc.date.accessioned2020-08-13T17:39:41Z-
dc.date.available2020-08-13T17:39:41Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationMELO, Paloma Souza de Castro. Compreendendo o Naming Rights: uma análise do patrocínio como estratégia publicitária no esporte. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37631-
dc.description.abstractO cenário esportivo permanece como um dos principais canais de contato com o dia a dia do consumidor. Ao entendermos o esporte como espaço de entretenimento, as entidades esportivas e as marcas competem pela atenção do Torcedor Inconstante (REIN; KOTLER; SHIEDLS, 2008). Com isso, o mercado esportivo passa a ser interpretado como negócio e oportunidade de construção do espetáculo (DEBORD, 1997). As modalidades de patrocínio, por exemplo, geram oportunidades diferenciadas para a promoção da empresa investidora. O presente trabalho tem como objetivo discernir sobre o patrocínio de Naming Rights utilizado pelas empresas no cenário esportivo brasileiro, a fim de compreender o termo e sua utilização também como estratégia publicitária. Para tal, a base bibliográfica apresenta conceitos como Indústria do Esporte (PITTS; STOTLAR, 2002); Marketing Esportivo (CARDIA, 2004); Esporte Espetáculo (BORDIEU, 1989) e Patrocínio (MELO NETO, 2003). A pesquisa se encarrega de conceituar o Naming Rights, considerando um outro olhar para o termo; além de fornecer um diagrama que situa o patrocínio no mix promocional e reconhece o espaço de atuação do NR no esporte. As entrevistas em profundidade realizadas (FARBER; FELERICO; GOMIERO; MARONI; ROCCO JR., 2019) subsidiam o aporte teórico apresentado e defendido para que se possa analisar o que vem sendo feito no Brasil. A investigação compreende que a natureza do Naming Rights auxiliará no desenvolvimento do patrocínio esportivo no país, seja por meio de instalações, eventos ou times.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNaming Rightpt_BR
dc.subjectMarketing Esportivopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPatrocíniopt_BR
dc.titleCompreendendo o Naming Rights : uma análise do patrocínio como estratégia publicitária no esportept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4304624673268409pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe sports scene remains as one of main contact channels with the consumer's daily life. Upon understanding the sports world as a space for entertainment, sports brands and entities compete for the attention of the so-called The Elusive Fan (REIN; KOTLER; SHIEDLS, 2008). As a result the sports market is interpreted as a business and an opportunity to put up spectacle (DEBORD, 1997). Sponsorship categories, for instance, generate especial opportunities for the promotion of an investing company. This paper aims at discussing a particular kind of sponsorship known as Naming Rights - used by companies in Brazil's sports scene - in order to understand what it means as well as its use also as a advertising strategy. To do so, this work's supporting literature brings concepts such as Sports Industry (PITTS; STOTLAR, 2002); Sports Marketing (CARDIA, 2004); Spectacle Sport (BORDIEU, 1989) and Sponsorship (MELO NETO, 2003). Ultimately, our research takes care of conceptualizing the Naming Rights by considering another look at this term; besides provide a diagram in order to outline the sponsorship in the promotional mix and to recognize the role of NR in sports. In-depth interviews (FARBER; FELERICO; GOMIERO; MARONI; ROCCO JR., 2019) are presented and analyzed as a means to reinforce over the theoretical support given here. Understanding the nature of Naming Rights will aid the development of sports sponsorship throughout Brazil, whether via facilities, events or teams.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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