Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37631

Compartilhe esta página

Título: Compreendendo o Naming Rights : uma análise do patrocínio como estratégia publicitária no esporte
Autor(es): MELO, Paloma Souza de Castro
Palavras-chave: Naming Right; Marketing Esportivo; Publicidade; Patrocínio
Data do documento: 13-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Paloma Souza de Castro. Compreendendo o Naming Rights: uma análise do patrocínio como estratégia publicitária no esporte. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O cenário esportivo permanece como um dos principais canais de contato com o dia a dia do consumidor. Ao entendermos o esporte como espaço de entretenimento, as entidades esportivas e as marcas competem pela atenção do Torcedor Inconstante (REIN; KOTLER; SHIEDLS, 2008). Com isso, o mercado esportivo passa a ser interpretado como negócio e oportunidade de construção do espetáculo (DEBORD, 1997). As modalidades de patrocínio, por exemplo, geram oportunidades diferenciadas para a promoção da empresa investidora. O presente trabalho tem como objetivo discernir sobre o patrocínio de Naming Rights utilizado pelas empresas no cenário esportivo brasileiro, a fim de compreender o termo e sua utilização também como estratégia publicitária. Para tal, a base bibliográfica apresenta conceitos como Indústria do Esporte (PITTS; STOTLAR, 2002); Marketing Esportivo (CARDIA, 2004); Esporte Espetáculo (BORDIEU, 1989) e Patrocínio (MELO NETO, 2003). A pesquisa se encarrega de conceituar o Naming Rights, considerando um outro olhar para o termo; além de fornecer um diagrama que situa o patrocínio no mix promocional e reconhece o espaço de atuação do NR no esporte. As entrevistas em profundidade realizadas (FARBER; FELERICO; GOMIERO; MARONI; ROCCO JR., 2019) subsidiam o aporte teórico apresentado e defendido para que se possa analisar o que vem sendo feito no Brasil. A investigação compreende que a natureza do Naming Rights auxiliará no desenvolvimento do patrocínio esportivo no país, seja por meio de instalações, eventos ou times.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37631
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Paloma Souza de Castro Melo.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons