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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37639

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dc.contributor.advisorSILVA, Aida Maria Monteiro-
dc.contributor.authorCOSTA, Regina Alice Rodrigues Araújo-
dc.date.accessioned2020-08-14T15:38:27Z-
dc.date.available2020-08-14T15:38:27Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Regina Alice Rodrigues Araújo. Da emergência de um movimento à configuração de um programa: o Escola Sem Partido na atual sociedade brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37639-
dc.description.abstractO Escola Sem Partido (ESP) surgiu em 2004, com o propósito de destituir o caráter democrático da escola e o papel do/a professor/a enquanto um/a educador/a. Para se sustentar até os dias atuais, o movimento adotou diversas pautas nos últimos anos. A presente dissertação objetiva examinar a emergência do movimento/programa “Escola Sem Partido”, os fundamentos, tensões e contradições na sociedade brasileira de 2004 a 2019, com foco no campo normativo e educacional. O trabalho, desenvolvido através de uma pesquisa documental e bibliográfica, se ancora metodologicamente na análise de conteúdo a partir da técnica de análise temática qualitativa (BARDIN, 2016; MINAYO, 2009) para pôr em relevo a estrutura do ESP e os significados da sua realidade (DUCROT; TODOROV, 1972). Na perspectiva teórica, debatemos sobre os fundamentos norteadores do movimento/projeto, suas dimensões e suas tensões e contradições primordialmente a partir de Freire (2006) e Penna (2016; 2017; 2018). Como corpus, selecionamos os principais projetos de lei tramitados no Congresso Nacional que dispõem sobre o Escola Sem Partido, bem como o site do movimento e do programa, documentos normativos e dispositivos orientadores sobre educação e educação em direitos humanos. A partir do tratamento dos resultados e interpretações, foi possível construir um núcleo de sentidos do ESP quanto aos/as professores/as, aos/as alunos/as, à relação de ensino-aprendizagem e a si. Além disso, elencamos as principais bandeiras atuais do movimento, que se dividem em pautas políticas e morais. Dessa maneira, verificamos que o projeto é dotado de uma construção discursiva que recai em uma reação em cadeia articulada, de modo a formar um discurso ultraconservador de ataque à educação plural, emancipatória, promotora dos Direitos Humanos e da cidadania.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEscola Sem Partidopt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.titleDa emergência de um movimento à configuração de um programa : o Escola Sem Partido na atual sociedade brasileirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1840778770529584pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5736286568421768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxNonpartisan School (EPS) showed up in 2004, with the purpose of removing the democratic character of the school and the role of the teacher as an educator. To support itself until today, the movement has adopted several guidelines in recent years. This dissertation aims to examine the emergence of the Nonpartisan School movement/program, the fundamentals, tensions and contradictions in Brazilian society, focusing on the normative and educational field. The work, developed through documentary and bibliographic research, is methodologically anchored in content analysis using the technique of qualitative thematic analysis (BARDIN, 2016; MINAYO, 2009) to highlight the EPS structure and the meanings of its reality (DUCROT; TODOROV, 1972). In the theoretical perspective, we debated on the guiding fundamentals of the movement/project, its dimensions and its tensions and contradictions primarily from Freire (2006) and Penna (2016; 2017; 2018). As a corpus, we selected the main projects submitted to the National Congress that deal with Nonpartisan School, as well as the website of the movement and the program, normative documents and guiding devices on education and education in human rights. Based on the treatment of results and interpretations, it was possible to build a core of EPS meanings regarding teachers, students, and the teaching-learning relationship itself. In addition, we list the main current banners of the movement, which are divided into political and moral guidelines. Thus, we verified that the project is endowed with a discursive construction that relies on an articulated chain reaction, in order to form an ultraconservative discourse of attack on plural, emancipatory education, promoting Human Rights and citizenship.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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