Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37639
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Aida Maria Monteiro | - |
dc.contributor.author | COSTA, Regina Alice Rodrigues Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T15:38:27Z | - |
dc.date.available | 2020-08-14T15:38:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Regina Alice Rodrigues Araújo. Da emergência de um movimento à configuração de um programa: o Escola Sem Partido na atual sociedade brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37639 | - |
dc.description.abstract | O Escola Sem Partido (ESP) surgiu em 2004, com o propósito de destituir o caráter democrático da escola e o papel do/a professor/a enquanto um/a educador/a. Para se sustentar até os dias atuais, o movimento adotou diversas pautas nos últimos anos. A presente dissertação objetiva examinar a emergência do movimento/programa “Escola Sem Partido”, os fundamentos, tensões e contradições na sociedade brasileira de 2004 a 2019, com foco no campo normativo e educacional. O trabalho, desenvolvido através de uma pesquisa documental e bibliográfica, se ancora metodologicamente na análise de conteúdo a partir da técnica de análise temática qualitativa (BARDIN, 2016; MINAYO, 2009) para pôr em relevo a estrutura do ESP e os significados da sua realidade (DUCROT; TODOROV, 1972). Na perspectiva teórica, debatemos sobre os fundamentos norteadores do movimento/projeto, suas dimensões e suas tensões e contradições primordialmente a partir de Freire (2006) e Penna (2016; 2017; 2018). Como corpus, selecionamos os principais projetos de lei tramitados no Congresso Nacional que dispõem sobre o Escola Sem Partido, bem como o site do movimento e do programa, documentos normativos e dispositivos orientadores sobre educação e educação em direitos humanos. A partir do tratamento dos resultados e interpretações, foi possível construir um núcleo de sentidos do ESP quanto aos/as professores/as, aos/as alunos/as, à relação de ensino-aprendizagem e a si. Além disso, elencamos as principais bandeiras atuais do movimento, que se dividem em pautas políticas e morais. Dessa maneira, verificamos que o projeto é dotado de uma construção discursiva que recai em uma reação em cadeia articulada, de modo a formar um discurso ultraconservador de ataque à educação plural, emancipatória, promotora dos Direitos Humanos e da cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Escola Sem Partido | pt_BR |
dc.subject | Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.title | Da emergência de um movimento à configuração de um programa : o Escola Sem Partido na atual sociedade brasileira | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1840778770529584 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5736286568421768 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description.abstractx | Nonpartisan School (EPS) showed up in 2004, with the purpose of removing the democratic character of the school and the role of the teacher as an educator. To support itself until today, the movement has adopted several guidelines in recent years. This dissertation aims to examine the emergence of the Nonpartisan School movement/program, the fundamentals, tensions and contradictions in Brazilian society, focusing on the normative and educational field. The work, developed through documentary and bibliographic research, is methodologically anchored in content analysis using the technique of qualitative thematic analysis (BARDIN, 2016; MINAYO, 2009) to highlight the EPS structure and the meanings of its reality (DUCROT; TODOROV, 1972). In the theoretical perspective, we debated on the guiding fundamentals of the movement/project, its dimensions and its tensions and contradictions primarily from Freire (2006) and Penna (2016; 2017; 2018). As a corpus, we selected the main projects submitted to the National Congress that deal with Nonpartisan School, as well as the website of the movement and the program, normative documents and guiding devices on education and education in human rights. Based on the treatment of results and interpretations, it was possible to build a core of EPS meanings regarding teachers, students, and the teaching-learning relationship itself. In addition, we list the main current banners of the movement, which are divided into political and moral guidelines. Thus, we verified that the project is endowed with a discursive construction that relies on an articulated chain reaction, in order to form an ultraconservative discourse of attack on plural, emancipatory education, promoting Human Rights and citizenship. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Regina Alice Rodrigues Araujo Costa.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons