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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, José Ricardo Costa de-
dc.contributor.authorSILVA, Ilda Maria Moraes e-
dc.date.accessioned2020-09-09T17:57:39Z-
dc.date.available2020-09-09T17:57:39Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, Ilda Maria Moraes e. O uso do gerenciamento de impressões por mulheres visando reconhecimento profissional: estudo de caso em uma empresa familiar. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37853-
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido no campo dos estudos em comportamento organizacional teve como objetivo investigar como o gerenciamento de impressões (GI) é utilizado por mulheres em cargos de gestão visando reconhecimento profissional em uma empresa familiar. Por gerenciamento de impressões entende-se como o processo em que as pessoas buscam ter o controle sob a imagem que os demais tem a seu respeito (ROSENFELD; GIACALONE; RIORDAN, 1995). Goffman (1959) referiu-se ao fenômeno ao afirmar que os indivíduos guiam suas ações, no sentido de tentar determinar o significado e propósito das interações sociais, antecipando o que esperar do outro. Para a operacionalização do estudo foram realizadas em uma empresa familiar do ramo de varejo, na Região Metropolitana do Recife, entrevistas, observações diretas , além de pesquisa documental. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo segundo Bardin (2011). Constatou-se que o processo de GI está presente nas relações interpessoais, em especial no contexto organizacional, e que mulheres em cargos de gestão fazem uso de estratégias de GI, inclusive as atribuídas tradicionalmente aos comportamentos masculinos, como a intimidação. Referente a esta estratégia, esta pesquisa constatou a existência de três novas possíveis táticas relacionadas a ela, a saber: discordância, interrupção e repreensão. Por meio deste estudo apresentado foi possível confirmar que os indivíduos utilizam estratégias de gerenciamento de impressão a fim de atender tanto suas expectativas quanto a da organização, porém, não necessariamente de modo proporcional, mas de modo a atingir seus objetivos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectEmpresa familiarpt_BR
dc.titleO uso do gerenciamento de impressões por mulheres visando reconhecimento profissional : estudo de caso em uma empresa familiarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8039306183496592pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5603289094229665pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe present work, inserted in the field of the studies in organizacional behavior had as objective to investigate as the impression management (IM) is used by women in management positions having aimed at professional recognition in a familiar bussiness. For impression management is understood as the process where the people search to have the control under the image that excessively has its respect (ROSENFELD; GIACALONE; RIORDAN, 1995). Goffman (1959) mentioned the phenomenon to it when affirming that the individuals guide its action, in the direction to try to determine the meaning and intention of the social interactions, anticipating what to wait of the other. For the operationalization of the study they had been carried through in a familiar company of the retail branch, in the Region Metropolitan of Recife, interviews, direct observation and documentary research. The analysis of the data was based on the content analysis according to Bardin (2011). It was evidenced how much the IM process is present in the interpersonal relations, in special in the organizacional context, and that women in management positions making use of IM strategies, also the attributed ones traditionally to the masculine behaviors, as the intimidation. Referring to this strategy, this research evidenced the existence of three new possible tactics related, respectively: discord, interruption and reprehension. By means of this presented study it was possible to confirm that the individuals use strategies of impression management in order in such a way to take care of its expectations how much of the organization, however, not necessarily in proportional way, but the way to reach its objectives.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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