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Título : O uso do gerenciamento de impressões por mulheres visando reconhecimento profissional : estudo de caso em uma empresa familiar
Autor : SILVA, Ilda Maria Moraes e
Palabras clave : Mulheres; Comportamento; Empresa familiar
Fecha de publicación : 29-may-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Ilda Maria Moraes e. O uso do gerenciamento de impressões por mulheres visando reconhecimento profissional: estudo de caso em uma empresa familiar. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : O presente trabalho, inserido no campo dos estudos em comportamento organizacional teve como objetivo investigar como o gerenciamento de impressões (GI) é utilizado por mulheres em cargos de gestão visando reconhecimento profissional em uma empresa familiar. Por gerenciamento de impressões entende-se como o processo em que as pessoas buscam ter o controle sob a imagem que os demais tem a seu respeito (ROSENFELD; GIACALONE; RIORDAN, 1995). Goffman (1959) referiu-se ao fenômeno ao afirmar que os indivíduos guiam suas ações, no sentido de tentar determinar o significado e propósito das interações sociais, antecipando o que esperar do outro. Para a operacionalização do estudo foram realizadas em uma empresa familiar do ramo de varejo, na Região Metropolitana do Recife, entrevistas, observações diretas , além de pesquisa documental. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo segundo Bardin (2011). Constatou-se que o processo de GI está presente nas relações interpessoais, em especial no contexto organizacional, e que mulheres em cargos de gestão fazem uso de estratégias de GI, inclusive as atribuídas tradicionalmente aos comportamentos masculinos, como a intimidação. Referente a esta estratégia, esta pesquisa constatou a existência de três novas possíveis táticas relacionadas a ela, a saber: discordância, interrupção e repreensão. Por meio deste estudo apresentado foi possível confirmar que os indivíduos utilizam estratégias de gerenciamento de impressão a fim de atender tanto suas expectativas quanto a da organização, porém, não necessariamente de modo proporcional, mas de modo a atingir seus objetivos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37853
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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