Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37910

Compartilhe esta página

Título: Memória Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado do Ceará : relatos orais mnemônicos suscitados a partir dos registros fotográficos impressos (1989-2010)
Autor(es): SOUSA, Ana Patricia Barbosa de
Palavras-chave: Memória; Preservação; Fotografia; Relatos orais; MST
Data do documento: 26-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUSA, Ana Patricia Barbosa de. Memória Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado do Ceará: relatos orais mnemônicos suscitados a partir dos registros fotográficos impressos (1989-2010). 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Objetiva reconstruir aspectos da memória social e coletiva do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no estado do Ceará por meio de relatos orais mnemônicos suscitados a partir dos registros fotográficos impressos de 1989 a 2005, que refletem a luta do MST no estado, localizado na Secretaria Estadual do Movimento, na cidade de Fortaleza, Ceará, tendo a fotografia como instrumento de preservação da memória dos acontecimentos históricos e da luta do Movimento no estado. Identifica na literatura modos de contribuição dos relatos orais para a construção e reconstrução da memória individual, coletiva e social; destaca a fotografia enquanto registro e instrumento de preservação da memória; analisa o conteúdo do recorte escolhido das fotografias com o auxílio da narrativa fotográfica construída a partir dos relatos orais mnemônicos. Realiza um estudo de caso com dados coletados pela pesquisadora por observação direta e participante. Com o enfoque documental, identifica e analisa as fotografias que constituem o corpus desta pesquisa por intermédio de relatos orais obtidos por meio de entrevistas aplicadas aos membros do Movimento, com a solicitação de narrativas mediante às imagens apresentadas. Efetiva um recorte selecionando, junto aos participantes da pesquisa, seis fatos e/ou acontecimentos compreendidos no período de 1989 a 2005. Submete, posteriormente as fotografias à uma análise utilizando às categorias propostas por Souza (2009) para a análise de conjuntura: acontecimentos, cenários, atores, relações de força, articulação entre estrutura e conjuntura. Com a reunião e organização dessas narrativas elabora uma análise de conteúdo que se desdobra em três etapas fundamentais, conforme concepção de Bardin (2011): pré-análise, descrição analítica, interpretação e referencial. Em seguida, classifica e categoriza as fotografias com a orientação inicial voltada a dirigentes ou pessoas importantes, fatos e acontecimentos significativos para a construção do MST no estado do Ceará. Propõe um quadro analítico com as seguintes categorias: Pessoas, Ações, Eventos, Data e Local. Busca contribuir para a reconstrução e o fortalecimento da memória do MST no Ceará ao evidenciar os principais aspectos registrados da luta do Movimento, por meio dos relatos orais mnemônicos suscitados a partir dos registros fotográficos, aliados à narrativa fotográfica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37910
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Patricia Barbosa de Sousa.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons