Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37931

Compartilhe esta página

Título: A atividade do médico ultrassonografista : análise comparativa entre procedimentos de uso de transdutores em exames abdominais e suas repercussões
Autor(es): FERREIRA, Poliana Vilar Torres
Palavras-chave: Usabilidade; Ultrassonografia; Transdutores
Data do documento: 19-Dez-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Poliana Vilar Torres. A atividade do médico ultrassonografista: análise comparativa entre procedimentos de uso de transdutores em exames abdominais e suas repercussões. 2019. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A produção de novas tecnologias, na atualidade, vem colaborando com a melhora do design dos transdutores ultrassonográficos, contribuindo para o desempenho dos médicos na usabilidade dos produtos. Entretanto, os ultrassonografistas ainda se mantêm dentre as classes profissionais com mais transtornos físicos. Nesse sentido, a pesquisa apresentada trata de questões relacionadas à ergonomia e à usabilidade de transdutores ultrassonográficos e uso de dispositivos ergonômicos de cabos de ultrassom, quanto à interface dos seus usuários, os quais, exercem influência na sua utilização e, consequentemente, na segurança. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo propor orientações quanto aos procedimentos de uso dos transdutores em exames abdominais, a partir das repercussões físicas identificadas em profissionais de ultrassonografia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, a fim de minimizar as queixas identificadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, de caráter descritivo e de natureza quali-quantitativa, por meio de análises comparativas e observações sistemáticas dos usuários. Na condução da pesquisa de campo, foram feitos testes de usabilidade e para avaliação biomecânica foi utilizada a ferramenta Rapid Upper Limb Assessment (RULA), além da verificação dos fatores ambientais de temperatura, iluminação e sonoridade com o auxílio de equipamentos específicos. A partir da análise dos dados coletados, foi possível evidenciar a presença de riscos ergonômicos e necessidade de intervenções laborais.
Descrição: FERREIRA, Poliana Vilar Torres, também é conhecida em citações bibliográficas por: TORRES, Poliana Vilar
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37931
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Poliana Vilar Torres Ferreira.pdf3,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons