Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37969

Compartilhe esta página

Título: A categoria da repetição : abertura da interioridade através do movimento paradoxal da fé no pensamento de Kierkegaard
Autor(es): ALBUQUERQUE, Arthur Henrique Vieira de
Palavras-chave: Filosofia; Kierkegaard, Soren, 1813-1855; Espiritualidade; Interioridade; Fé; Repetição (Filosofia)
Data do documento: 10-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE, Arthur Henrique Vieira de. A categoria da repetição: abertura da interioridade através do movimento paradoxal da fé no pensamento de Kierkegaard. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: É notável, no pensamento kierkegaardiano, a forte presença de uma reflexão acerca da espiritualidade humana. Isso se deve à importância, dada pelo próprio filósofo, ao que ele denomina como modo religioso de existência. Nesse sentido, em sua na obra de Kierkegaard é possível perceber a forte recorrência desse tema, tratado sob a perspectiva de uma filosofia que se contrapõe ao seu tempo. Devido a isso, ele tornou-se um crítico da conjuntura intelectual de sua época, apresentando, na história da filosofia, um pensamento voltado para refletir acerca da existência, em contraposição às correntes filosóficas que pretendiam reduzir a interioridade às estruturas lógicas universais. A dimensão religiosa, como algo concernente, estritamente, à experiência singular do sujeito, é, neste sentido, paradoxal, pois se encontra fora do campo do entendimento especulativo. Através de exemplos como Abraão e Jó, Kierkegaard elenca a discussão acerca da dimensão religiosa presente, estritamente, no âmbito da interioridade e, portanto, incomensurável à razão, pois inicia-se através de um movimento paradoxal da fé. Dessa forma, o presente trabalho, tem como proposta, analisar a dialética deste movimento na singularidade, através daquilo que Kierkegaard denominou como categoria da “repetição”, entendida como um movimento existencial de abertura da interioridade através do salto paradoxal da fé.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37969
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Arthur Henrique Vieira de Albuquerque.pdf794,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons