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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorCOUTO, Charliel Lima-
dc.date.accessioned2020-09-16T18:43:19Z-
dc.date.available2020-09-16T18:43:19Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.citationCOUTO, Charliel Lima. Um estudo sobre o uso do bingo das grandezas e medidas na Educação de Jovens e Adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38021-
dc.description.abstractEsta pesquisa averiguou possíveis contribuições do Bingo das Grandezas e Medidas para o desenvolvimento de conhecimentos do campo das grandezas e medidas por alunos da Educação de Jovens e Adultos. Esse jogo, elaborado no âmbito do Projeto de extensão “Formação docente: interdisciplinaridade e ação docente” tem como foco central a estimativa de grandezas. A fundamentação teórica e a revisão de literatura da pesquisa têm três eixos principais: a Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a didática do campo das Grandezas e Medidas e os jogos no contexto Educacional. Participaram da pesquisa 11 alunos dos módulos iniciais da EJA de uma escola municipal de Recife. Nossos procedimentos metodológicos se deram em: observações iniciais, aplicação de uma entrevista socioeconômica, análise a priori de cada situação que compunha o jogo, intervenções com o Bingo das Grandezas e Medidas, entrevista com as cartelas e situações respondidas pelos alunos e uma roda de conversa. Por meio da entrevista socioeconômica, traçamos o perfil dos alunos: a maioria dos homens trabalha na construção civil e as mulheres em atividades domésticas. Dentre os resultados obtidos, constatamos que os alunos mobilizaram e desenvolveram alguns conhecimentos explorados pelo jogo, como: habilidade de estimar; habilidade de converter medidas; evolução do conhecimento nas situações envolvendo a relação entre o aspecto numérico e das grandezas; relação entre os instrumentos, unidades e grandezas. Além disso, o jogo contribuiu para estabelecer relações com outras disciplinas, com conteúdos da própria matemática e com práticas sociais. Além de elaborar sugestões de mudanças para o jogo e apontar aprendizagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectMatemática – Grandezas e Medidaspt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre o uso do bingo das grandezas e medidas na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3726570599132823pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research investigated possible contributions of Bingo of Magnitudes and Measures to the development of knowledge in the field of magnitudes and measures by students of Youth and Adult Education. This game, developed within the scope of the extension project “Teacher training: interdisciplinarity and teaching action” has as it´s central focus the estimation of magnitudes. The theoretical foundation and the literature review of the research has three main axes: Mathematical Education in Youth and Adult Education (EJA), didactics in the field of Magnitudes and Measures and games in the Educational context. Eleven students from the initial EJA modules from a local school in Recife participated in the research. Our methodological procedures developed in: initial observations, application of a socioeconomic interview, a priori analysis of each situation that made the game, interventions with the Bingo of Magnitudes and Measures, interview with the cards and situations answered by the students in conversation. Through the socioeconomic interview, we trace the profile of the students: the majority of men work in civil construction and women in domestic activities. Among the results obtained, we found that students mobilized and developed some knowledge explored by the game, such as: ability to estimate; ability to convert measures; evolution of knowledge in situations involving the connection between the numerical aspect and the magnitudes; connection among instruments, units and magnitudes. In addition, the game contributed to establishing connection with other school subjects, with content from mathematics and with social practices. In addition, making suggestions for changes on the game and pointing the learning.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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