Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38021

Share on

Title: Um estudo sobre o uso do bingo das grandezas e medidas na Educação de Jovens e Adultos
Authors: COUTO, Charliel Lima
Keywords: Educação de Jovens e Adultos; Matemática – Estudo e Ensino; Matemática – Grandezas e Medidas; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 24-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: COUTO, Charliel Lima. Um estudo sobre o uso do bingo das grandezas e medidas na Educação de Jovens e Adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: Esta pesquisa averiguou possíveis contribuições do Bingo das Grandezas e Medidas para o desenvolvimento de conhecimentos do campo das grandezas e medidas por alunos da Educação de Jovens e Adultos. Esse jogo, elaborado no âmbito do Projeto de extensão “Formação docente: interdisciplinaridade e ação docente” tem como foco central a estimativa de grandezas. A fundamentação teórica e a revisão de literatura da pesquisa têm três eixos principais: a Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a didática do campo das Grandezas e Medidas e os jogos no contexto Educacional. Participaram da pesquisa 11 alunos dos módulos iniciais da EJA de uma escola municipal de Recife. Nossos procedimentos metodológicos se deram em: observações iniciais, aplicação de uma entrevista socioeconômica, análise a priori de cada situação que compunha o jogo, intervenções com o Bingo das Grandezas e Medidas, entrevista com as cartelas e situações respondidas pelos alunos e uma roda de conversa. Por meio da entrevista socioeconômica, traçamos o perfil dos alunos: a maioria dos homens trabalha na construção civil e as mulheres em atividades domésticas. Dentre os resultados obtidos, constatamos que os alunos mobilizaram e desenvolveram alguns conhecimentos explorados pelo jogo, como: habilidade de estimar; habilidade de converter medidas; evolução do conhecimento nas situações envolvendo a relação entre o aspecto numérico e das grandezas; relação entre os instrumentos, unidades e grandezas. Além disso, o jogo contribuiu para estabelecer relações com outras disciplinas, com conteúdos da própria matemática e com práticas sociais. Além de elaborar sugestões de mudanças para o jogo e apontar aprendizagens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Charliel Lima Couto.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons