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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38029

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Título: A prática pedagógica educador-educando no curso Pé no Chão do MST : caminhos para (re)pensar a formação humana
Autor(es): FIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues
Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil); Educação popular; Pessoas - Formação
Data do documento: 19-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues. A prática pedagógica educador-educando no curso Pé no Chão do MST: caminhos para (re)pensar a formação humana. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Esta pesquisa de mestrado foi constituída no Assentamento Normandia, na Cidade de Caruaru-PE, tomando como campo empírico o Curso Pé no Chão. Este é compreendido como um espaço/tempo de educação não formal e existe há mais de 17 anos, formando o povo político do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Tem como objeto de investigação a Prática Pedagógica Educador-Educando (PPEE) no Curso Pé no Chão, na busca de caminhos para (re)pensar a formação humana. Para tanto, descrevemos o Curso e as compreensões de educação que nele contribuem para o fortalecimento da PPEE; analisamos as vivências desta prática no Curso Pé no Chão para a formação humana; mapeamos as experiências, a partir da PPEE, que possibilitam o fortalecimento de vínculo entre educador-educando no Curso Pé no Chão, com vistas à formação humana. Nosso itinerário metodológico foi constituído por meio de uma abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica. Para isso, mobilizamos técnicas de construção de dados, como caderno de campo, observação direta, entrevista não estruturada e análise de conteúdo. Concluímos que a Prática Pedagógica Educador-Educando, no Curso Pé no Chão - MST possibilita (re)pensar a formação humana, sobretudo, por propor uma educação que problematiza a realidade e dinamiza as compreensões dos sujeitos sociais, refletindo o lugar e possibilidades de cada homem e mulher que percebem na educação um caminho de emancipação e fortalecimento das vivências sociais e democráticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38029
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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