Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38039

Compartilhe esta página

Título: “Aprender a desejar” : aprendizagem histórica a partir de enigmas
Autor(es): PAULA, Carolyne do Monte de
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Educação; Aprendizagem; Docência; Tempo histórico
Data do documento: 30-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAULA, Carolyne do Monte de. “Aprender a desejar”: apdizagem histórica a partir de enigmas. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Tendo utilizado os pressupostos teóricos Philippe Meirieu (1998; 2002; 2005) e Bernard Charlot (2005; 2008; 2009), elaboramos este trabalho cuja a questão norteadora foi analisar as experiências e expectativas de estudantes do 6° ano em relação à disciplina história e criarmos estratégias para auxiliá-los a desejarem aprender história. Recorremos a Koselleck (2006), Skliar (2014), Meirieu (1998) e Carretero (1997) no intuito de pensar a aprendizagem histórica a partir da compreensão do estatuto científico da história, da promoção de mudanças conceituais e do estímulo a racionalização da experiência temporal. Elaboramos dois produtos didáticos: um questionário de diagnose para uso dos docentes interessados no mapeamento dos desejos de suas turmas, e um Caderno de Enigmas a respeito do tema (conteúdo programático) "Tempo". Analisando a utilização de tais produtos concluímos que a investigação dos desejos dos estudantes qualifica o trabalho docente na criação de pontos de apoio para o favorecimento de aprendizagens significativas e a criação de enigmas é uma metodologia facilitadora da compreensão dos conteúdos e métodos históricos e da interação constante entre professores(as) e aprendentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38039
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carolyne do Monte de Paula.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons